Saúde realiza formatura da 15º turma do Curso de Aprimoramento em Hipertensão e Diabetes

13/8/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 12 de agosto, a formatura da 15° turma de bolsistas do Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão e Diabetes Millitus. O programa capacita profissionais de nível superior, graduados em Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Educação Física e Terapia Ocupacional no tratamento e controle da Hipertensão e Diabetes Mellitus.

De acordo com Dilson Bras Silva Júnior, coordenador do programa, os formandos cumpriram uma programação com aulas teóricas e práticas na Rede Municipal de Saúde. O conteúdo apresentado no programa tem duração de um ano, com carga horária de 40 horas semanais. “O mais importante é o trabalho desenvolvido na atenção básica. Esses profissionais puderam trabalhar em diversos cenários. O programa visa garantir melhoria na qualidade de vida dos pacientes, sobretudo no tocante às doenças crônicas”, considerou Dilson.

O Programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria da Saúde também realiza diversas ações de capacitação e formação dos profissionais da rede no Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.

A médica Maria Teresa Gonçalves Torquato trabalhou na Rede Municipal de Saúde de 1989 a 2006 e foi coordenadora do programa por um período de aproximadamente 13 anos. Ela ,que atua como voluntária no programa, fala sobre a importância do cuidado com o tratamento da Hipertensão e Diabetes. “O programa é importante porque permite a adesão dos pacientes e o controle da doença. Evitar as complicações dessas doenças crônicas é fundamental para garantir mais qualidade de vida ao paciente. Portanto, investir no controle e no cuidado beneficia o paciente e a Rede Municipal de Saúde”, afirmou Maria Teresa.

Segundo a médica Maria Teresa, estudos realizados mostram que 40,5 % população da cidade têm hipertensão e 15% apresentam diabetes.

Para Lidiane Santos Mendes, terapeuta ocupacional, neste período de aprimoramento o aprendizado foi surpreendente.

“Trabalhar em conjunto como os profissionais da Rede Municipal foi muito produtivo. Atuamos em diversos bairros como Ribeirão Verde, Heitor Rigon, Assentamentos e Cava do Bosque. Eu gostei mais de atuar na atenção básica”, destacou Lidiane.

Dilson Bras Silva Júnior informou que o trabalho realizado por alunos do Programa Municipal foi premiado no Congresso Brasileiro Multiprofissional de Diabetes ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético). O trabalho "Caracterização de grupo interdisciplinar em unidade saúde da família em uma cidade do interior de São Paulo", desenvolvido pela aluna Lidiane Santos Mendes, caracterizou a atuação de um grupo interdisciplinar que acontece no Avelino Palma com a participação da Equipe Saúde da Família, Aprimoramento e Estagiários de Fisioterapia da Faculdade Barão de Mauá.

Compartilhe no Whatsapp