da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, acompanhada pelo secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, esteve em Brasília nesta quinta-feira, dia 27, para uma audiência no Ministério das Cidades. O objetivo da visita foi tentar assegurar, junto ao Governo Federal, a verba de R$ 300 mi destinadas ao Programa de Mobilidade Urbana pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O município de Ribeirão Preto corre risco de perder esta verba após uma representação feita por um vereador da cidade junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e de uma empresa denominada Ambicon. “Foi uma atitude desrespeitosa com a população da nossa cidade. Entraram com a representação no último prazo antes da abertura da licitação para emperrar o processo”, lamentou a prefeita.
No Ministério das Cidades, a prefeita Dárcy Vera e o secretário Abranche Abdo participaram de reunião com o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes e com o ministro Gilberto Kassab. “O ministro Kassab colocou toda sua equipe técnica para nos ajudar no que for possível. Agora é correr contra o tempo”, afirmou a chefe do executivo.
“Uma obra deste porte é necessário. O próprio Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) já se manifestou sobre a necessidade de melhorar o trânsito em toda a cidade, além da implantação de ciclovias e rampas de acessibilidade. Essas obras seriam um grande legado para a cidade”, afirmou o ministro.
Busca de Recursos – A prefeita Dárcy Vera está lutando pela manutenção dos recursos, pois a conquista da verba foi resultado de quase dois anos de trabalho. “As obras realizadas com esta verba vão mudar o trânsito da cidade para os próximos anos, já que envolvem as principais avenidas com a respectiva construção de pontes e viadutos”, afirmou.
Tribunal de Contas – Desde que soube da representação junto ao Tribunal, a prefeita Dárcy Vera acionou sua equipe e esteve em São Paulo acompanhada pelos secretários de Negócios Jurídicos, Marcelo Lorenzi; de Obras, Abranche Fuad Abdo, e o superintendente do Daerp, Marco Antonio dos Santos. Eles foram recebidos no Tribunal de Contas pelo conselheiro Sidney Beraldo, que se comprometeu a dar celeridade ao processo.
Na manhã desta quinta-feira, dia 27, enquanto o secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, concedia entrevista à imprensa explicando o assunto, a prefeita Dárcy Vera se reuniu com moradores do Ribeirão Verde, por onde começarão as obras para reafirmar que vai lutar até o fim para manter a verba e executar a obra. Durante sua permanência no bairro, a prefeita foi aplaudida pelos moradores.