da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O ciclista Alan Maniezzo, da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde / Biosev / SME – Secretaria Municipal de Esportes) terminou o Tour do Rio, principal prova da América Latina, sendo o quarto melhor brasileiro da competição. Depois das cinco etapas do campeonato, ele ainda conquistou o nono lugar na classificação geral.
O ribeirão-pretano cresceu durante a competição. Na segunda etapa, entre Angra dos Reis e Valença, ele saltou da 25ª para 13 posição, que foi mantida na terceira corrida, entre Valença e Rio das Flores.
No sábado, 29, assumiu a nona colocação no geral após a quarta etapa, que foi de Valença à Teresópolis. Por ter o grau de dificuldade mais elevado do que as outras corridas, essa prova valeu mais pontos. No domingo, 30, entre Teresópolis e Rio de Janeiro, manteve-se no pelotão principal e garantiu o resultado.
Superando um começo de ano complicado, por problemas de saúde, Maniezzo comemora a conquista em terras cariocas. “Eu fiquei alguns meses longe dos treinos para me recuperar. Fraturei a clavícula na Volta do Rio Grande do Sul e depois tive dengue. Fico muito contente pelo resultado no Tour, que é uma competição de alto nível. Agradeço os meus companheiros de equipe pelo apoio durante as etapas”, disse o ciclista.
O título do campeonato ficou com o espanhol Gustavo Veloso, da equipe portuguesa W52 – Quinta da Lixa. Ele fez um tempo total de 18h41min45. Em segundo ficou o brasileiro Kléber Ramos e em terceiro o também brasileiro Alex Diniz, da equipe de São José dos Campos.
O segundo atleta de Ribeirão Preto melhor colocado foi Jeovane Oliveira, que ficou na 28ª colocação geral e na nona por pontos.
A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto é patrocinada pela São Francisco Saúde e Biosev, copatrocínio da Powerade e Passaredo e apoios da Prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal de Esportes, Botafogo Futebol Clube, Viapol, Garbo, Kelly, Brasforma, Kuota, Catlike Capacetes e Óculos, Molyplast, Engevap, Mousse Cake, Fundição Batatais e Mafra Distribuidora. O apoio institucional é da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, SELJ e Governo do Estado de São Paulo.