da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto tem intensificado a fiscalização das queimadas irregulares na cidade. O Departamento de Fiscalização Geral já lavrou 78 autuações este ano, de janeiro até agosto e 12 notificações. Constatada a infração, a equipe da fiscalização identifica, no cadastro da Secretaria Municipal da Fazenda, o nome do proprietário do terreno e, a partir daí, é emitido o auto de infração, que varia de R$ 501,00 a R$ 11 mil, de acordo com o tamanho do terreno.
A queimada urbana é altamente prejudicial à saúde, principalmente de crianças e idosos, que apresentam problemas respiratórios por causa da fumaça. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as queimadas poluem mais que carros.
Osvaldo Braga, diretor do Departamento de Fiscalização do Município, afirma que a conscientização da população é muito importante no combate às queimadas. “As pessoas precisam entender que colocar fogo nas folhas que caem das árvores e nos terrenos baldios são infrações que podem acarretar multas. É fundamental a contribuição da população para denunciar ações desse tipo”, afirma.