da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Lançamento de CD musical e peça de teatro foram algumas das atividades apresentadas nas unidades escolares
Durante o mês de junho, todas as escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto estão enfatizando atividades relacionadas ao Meio Ambiente. É uma forma de marcar o período em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e complementar a conscientização das crianças a respeito do tema, trabalho que já é desenvolvido constantemente durante o ano letivo.
Nos dias 11 e 12 de junho, as escolas de Ensino Fundamental (Emefs) Paulo Monte Serrat, no residencial Cândido Portinari, e Dercy Célia Seixas Ferrari, no Jardim Juliana, receberam a visita de um grupo de ambientalistas para falar com os alunos sobre o Aquífero Guarani.
Ambientalistas, o biólogo Ronaldo Munenori Endo “Kami” e o músico Evandro Navarro levaram aos alunos, professores e equipes gestoras das unidades uma apresentação teatral bastante interativa sobre o Aquífero, alertando sobre os cuidados com a preservação desta importante fonte natural.
A peça também abordou a importância da água para a vida no planeta Terra, a conservação das áreas verdes, impermeabilização do solo pelos calçamentos e asfaltos nas áreas urbanas e sua principal consequência, as enchentes.
Além do teatro, eles também apresentaram o CD “Mestre Kami e a criançada”, composto por músicas relacionadas à temática ambiental e gravado com a participação dos alunos da Emef Paulo Monte Serrat.
Meio Ambiente é um dos três eixos norteadores do trabalho da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto. Os outros dois são: Família e Valores de Essência. Desde 2009, os três eixos estruturam projetos político-pedagógicos das escolas municipais e todas as atividades deles resultantes.