da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O combate ao descarte irregular de lixo e de entulho em Ribeirão Preto está entre as prioridades da Coordenadoria de Limpeza Urbana. Para evitar essa irregularidade, que constantemente é praticada por muitos moradores, a CLU começou a colocar placas nas áreas que foram limpas recentemente. O alerta é claro e informa que o descarte é proibido pela Lei Municipal de número 1704. O valor da multa para o morador que for flagrado jogando lixo ou entulho pode chegar a R$ 5 mil. As placas foram doadas por parceiros da Prefeitura que também estão preocupados em manter limpas as áreas públicas.
O primeiro local que recebeu a placa foi a rua Rio Purus, na Vila Albertina, nesta sexta-feira à tarde, dia 2 de outubro. Depois de ser alvo de muita sujeira, a área também foi contemplada com o plantio de 60 mudas frutíferas, no dia 19 de setembro, realizado por moradores e por uma equipe da Divisão de Praças e Jardins.
O coordenador de Limpeza Urbana, Marcelo Reis, explica que, após a colocação das placas, as áreas serão monitoradas e fiscalizadas diariamente pela Prefeitura, Guarda Civil e pela Patrulha Ambiental. As câmeras de segurança da Polícia Militar “Olho de Águia” e de moradores também vão ajudar a coibir essa irregularidade nos bairros. A população também pode ser a guardiã da limpeza denunciando os infratores pelo telefone 156.