da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A rede municipal de ensino mostrou que faz a lição de casa e garantiu nota “A” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) nesta segunda-feira, 05 de outubro. De acordo com IEGM, o município tem uma educação “Altamente Efetiva”, o que coroa o trabalho de gestão e assegura estrutura a mais de 3 mil professores e 50 mil alunos atendidos nas 108 escolas municipais.
Com a nota, Ribeirão Preto fica a frente de outros municípios paulistas no quesito Educação, como por exemplo, Franca, avaliado com a nota B+, Campinas, São Carlos e Sorocaba, com nota B.
Os dados do IEGM são resultado de um levantamento realizado pelo TCE junto às 644 prefeituras paulistas para avaliar a efetividade dos investimentos e das políticas públicas desenvolvidas pelos gestores municipais. O levantamento, feito com base em dados de 2014, traça um amplo diagnóstico da realidade da rede municipal de ensino, considerando diversos aspectos, entre eles investimentos, estrutura física e de pessoal, além de ações em prol dos alunos.
De acordo com o TCE, o IEGM é um trabalho inédito no âmbito das Cortes de Contas no Brasil, cuja finalidade é evidenciar a correspondência das ações dos governos às exigências da sociedade em sete áreas temáticas (educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao meio ambiente, cidadãos e governança da tecnologia da informação), nos 644 municípios paulistas fiscalizados pelo TCE.