da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O secretário da Cultura, Alessandro Maraca, assinou esta semana a requisição para início do projeto Cinema Para Todos, que será executado pelo Cine Clube Cauim e visa ceder ingressos gratuitos em três categorias, “A Família Vai ao Cinema”, “Cinema e Educação” e “Cinema e Literatura”, com cinco meses de exibição de filmes.
O projeto prevê a aquisição de 25.200 ingressos do Cineclube Cauim, sendo 200 ingressos por sessão.“Estamos ampliando o acesso à cultura e vamos privilegiar neste projeto, bairros em situação de vulnerabilidade social”, explica o secretário da Cultura.
Na categoria “Família Vai ao Cinema” serão exibidos filmes com censura livre como: Vestido Para Casar, Até que a Sorte nos Separe 2, Confia em mim, entre outros. Já na categoria “Cinema e Educação” serão priorizadas escolas públicas municipais e estaduais com filmes e documentários referentes às histórias do Brasil e Internacional, bem como fatos marcantes.
“Cinema e Literatura” será a categoria responsável pela exibição de filmes baseados em livros de literatura nacional e internacional, preferencialmente os selecionados para a Fuvest e autores homenageados na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
O investimento no projeto é de R$ 126 mil pelo Governo Federal e R$ 6 mil de contrapartida da Secretaria da Cultura neste primeiro momento. Outros projetos já contemplaram ingressos de cinema gratuitamente para a população, é o caso do “Ribeirão Vai ao Cinema”, idealizado e executado pelo Cauim, levou mais de 400 mil pessoas por ano ao cinema.