da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) colocou em atividade nesta terça-feira, dia 13, o Caminhão Combinado de Esgoto, que será utilizado na desobstrução e lavagem de rede de esgoto. Nos últimos dois meses, o departamento municipal adquiriu, por meio de pregão presencial, dois veículos zero quilômetro para o setor, sendo que o primeiro, um mini caminhão de hidrojateamento, também já está em uso. Com isso, somam-se três equipamentos utilizados para atender esse tipo de serviço.
A aquisição dos veículos, de acordo com o superintendente do Daerp, Marco Antonio dos Santos, tem como finalidade a continuidade de renovação da frota, pois recentemente a autarquia investiu cerca de R$ 9 milhões em transportes para melhorar a qualidade no atendimento dos serviços de manutenção nas redes de esgoto da cidade.
Na tarde desta terça-feira, na Unidade Pernambuco, nos Campos Elíseos, o representante da empresa Prominas, Rodrigo Braghini, acompanhado dos responsáveis pela seção de esgoto do Daerp, Rebeval Hilário Borges Júnior e Ednilson Mendes Pereira, deu as orientações técnicas aos servidores que vão trabalhar com esse veículo.
Segundo o representante da empresa, o caminhão é equipado com novas tecnologias que proporcionam aos operadores uma maior segurança e operacionalidade. Com essa nova tecnologia, o Daerp poderá fazer a manutenção preventiva nas redes coletoras de esgotos, além da manutenção corretiva.
Funcionários elogiam – Os funcionários do setor elogiaram a aquisição da autarquia. “Vai melhorar muito o atendimento à população. É muito moderno e trará mais segurança no nosso dia a dia”, avalia José Geraldo Bichoff, que trabalha há 28 anos no Daerp. “Achei importante essa aquisição. Era necessária. Precisamos evoluir, acompanhar a modernidade do mercado e o caminhão garantirá melhoria na execução, oferecendo mais segurança do servidor”, acrescentou o motorista Ismael Silva, há mais de 20 anos na autarquia.
“O serviço na rua será otimizado, diminuindo o trabalho manual com a utilização das barras, garantindo, com isso, mais qualidade na execução do serviço devido aos acessórios modernos que possui. Tudo isso é eficiência e segurança ao funcionário”, emenda Claudio de Paula, 25 anos no Daerp.
De acordo com engenheiro mecânico, Helder Gonçalves Ferreira, o Daerp está passando por um processo de melhoria contínua. “Uma nova filosofia de trabalho foi implantada, e os servidores são os principais responsáveis pelo sucesso desta empreitada”, observa ele.
“Nossos funcionários há muito tempo pediam esse reforço no transporte. Todo mundo ganha com os investimentos em logística. Assim, a gente atende mais rápido e melhor e o trabalhador tem em mãos uma ferramenta que exige menos esforços, garantindo a maior resolutividade do problema”, acredita Rebeval Hilário Borges Junior, chefe da seção de esgoto do Daerp.
No mês passado, a autarquia colocou em operação cinco maquinas retroescavadeiras: quatro foram destinadas para a seção de manutenção em redes de água e uma máquina foi destinada para Bonfim Paulista.