da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Equipe de Caratê de Ribeirão Preto (SME – Secretaria Municipal de Esportes/Total Health/Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar) começa nesta quinta-feira, dia 15, a disputa por medalhas na etapa final do Campeonato Brasileiro, em Joinville, Santa Catarina.
Comandados por Ricardo Aguiar, que também é técnico da Seleção Brasileira, dez caratecas da cidade foram convocados para as disputas no sul do país. Motivados por bons resultados ao longo da temporada, a equipe chega como forte candidata a pódios na competição, representando a Seleção Estadual.
“Vamos chegar extremamente bem preparados. Essa etapa final do Brasileiro vem perto das competições internacionais e nacionais. Os atletas já estão em ritmo forte de treino e luta”, disse o técnico.
Em 2014, o desempenho da equipe foi bom. Ao todo, na etapa final de Brasília, os ribeirão-pretanos conquistaram 11 pódios: seis medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronzes.
“As expectativas de medalhas são as melhores possíveis, pois conseguimos bons resultados nas fases classificatórias, além de campeonatos sul-americanos e pan-americanos também”, ressaltou Aguiar.
Além do título, muitos dos atletas brigam por uma vaga na Seleção, pois a pontuação obtida nesse campeonato é somada ao ranking, que é uma das formas de classificação para a equipe nacional.
“A Tamires Souza, por exemplo, briga por uma vaga no mundial sub-21 da Indonésia. Ela compete na categoria acima de 59kg e a classificação para lá sai desse campeonato. Quem está na seleção, luta para permanecer e quem não está, luta para entrar. A competição fica com um nível muito elevado por essa razão”, falou o técnico.
As lutas em Joinville serão realizadas até sábado, 17, no Centreventos Cau Hausen.
Confira os atletas de Ribeirão Preto no Brasileiro
Stéfani Trevisan – Categoria até 61kg – sub 21
Tamires Souza – acima de 59 kg – sub 21
Vitor Tannus – até 67kg – adulto
Renata Trevisan – até 55kg – adulto
Érica Santos – até 61 kg – adulto
Maike Oliveira – 61 kg – adulto
Gilmarcos bastos Júnior – 84 kg – adulto
Rafael Oliveira – até 60 kg – sub 21
Vinicius figueira – até 67 kg – adulto
Cristian Tavares – Kata Individual – adulto e sub-21