da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, a Guarda Civil Municipal, realizou patrulhamento nas Praças das Bandeiras, XV de Novembro e Schmidt, na região Central da Cidade. A ação aconteceu após a realização de abordagem dos profissionais da Secretaria de Assistência Social, que orientaram e ofereceram atendimento e acolhimento aos moradores de rua que estavam naquela região. As pessoas que aceitaram o atendimento social foram encaminhadas para a Central de Triagem e Encaminhamento do Migrante e Itinerante e Morador de Rua.
Depois do atendimento social, o patrulhamento dos GCMs flagraram duas pessoas vendendo, de forma irregular, cartões da área azul. Os talões foram aprendidos e as pessoas orientadas sobre a infração. A Transerp, empresa que gerência o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, informa que essas pessoas não são cadastradas e não têm autorização para comercializar cartão da Área Azul. A Transerp orienta que os motoristas fiquem atentos e adquiram os cartões somente em estabelecimentos credenciados.
De acordo com a superintendente interina da Guarda Municipal, Fabiana da Silva Bueno Alves, o patrulhamento preventivo faz parte da rotina do efetivo, de acordo com a legislação 13.022/2014. A lei dispõe sobre o Estatuto Geral das guardas municipais e permite o armamento dos guardas municipais e determina os princípios mínimos de atuação das guardas municipais: proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade, e uso progressivo da força. “O patrulhamento é constante. Na última terça-feira os guardas flagraram um adolescente com 1kh de maconha no Jardim Paulista. Nesta quarta esse flagrante no Centro, o que mostra que o efetivo atua em todas as regiões da cidade”, afirmou Fabiana.