da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
As altas temperaturas e a falta de chuva estão colaborando para o aumento de mais de 30% no consumo de água em Ribeirão Preto, afetando, principalmente, o abastecimento nas regiões Oeste (Jardim Paiva e entorno), City Ribeirão (zona Sul) e Parque dos Servidores e Lagoinha (zona Leste).
O superintendente do Daerp, Marco Antonio dos Santos, convocou a imprensa, na manhã deste sábado, dia 17, e fez um apelo à população para evitar o desperdício e o excesso de consumo de água, já que a água produzida e reservada pelo Daerp é suficiente para atender a população de quase 700 mil habitantes.
De acordo com o superintendente do Daerp, o órgão tem adotado medidas efetivas para melhorar a segurança e distribuição de água na cidade, com trocas de redes (já foram trocadas mais de 26 mil metros de rede) e perfurando novos poços profundos. No Jardim Jamil Seme Cury, por exemplo, o Daerp está finalizando obra de um poço profundo que abastecerá cerca de 80 mil pessoas. Ação que vai melhorar de forma significativa o abastecimento em toda a região Oeste. No Jardim “Vilico Cantarelli”, o Daerp também está finalizando a perfuração do poço, que abastecerá 90 mil pessoas na região do complexo Ribeirão Verde. Os dois equipamentos juntos atenderão 170 mil pessoas.
“O Daerp está fazendo sua parte, principalmente retomando imediatamente as obras de investimentos próprios que estavam paralisadas, já que derrubamos a decisão na Justiça”, explica Santos, destacando que tais investimentos contemplam importantes demandas da comunidade.
Evitar desperdício – A engenheira ambiental do Daerp, Marília Cervelle Rubio, sugeriu a adoção de medidas simples que podem reduzir o desperdício. Ela citou como exemplo a redução do tempo de banho. “Com o calor é normal aumentar os banhos, mas as pessoas podem reduzir o tempo, diminuindo o consumo”, explicou.
Ela também fez um apelo para que a população evite lavar calçadas, carros, bem como deixar a torneira aberta em ações simples como escovar os dentes. A engenheira fez ainda um apelo para as pessoas que possuem pequenas piscinas que tratem da água ao invés de trocar a água diariamente ou a cada dois dias.“Com um pouco de cloro a água da piscina pode ser utilizada durante várias semanas”, explicou Marilia Cervelle Rubio.