da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Centro Cultural Palace recebe a exposição “Costurando a História”, de Júlio Camarero, um dos grandes nomes da história da moda brasileira. A abertura da exposição acontece na segunda-feira, dia 26 de outubro, e vai até o dia 06 de novembro. O expositor Júlio Camarero irá receber pessoalmente os visitantes. A visitação estará aberta de segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 12h. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Centro Cultural Palace.
Júlio Gabriel Camarero Thomaz nasceu em São José do Rio Preto em 1933. Nesta época sua mãe mantinha um pequeno atelier de alta costura na cidade, onde graças ao seu talento conseguira fazer entre seus clientes até mesmo um grande numero de vedetes do antológico Cassino da Urca no Rio de Janeiro. Dona Cotinha Camarero faleceu muito cedo aos 33 anos e Júlio juntamente com mais dois irmãos mudou-se para Jaboticabal. Aos 15 anos, juntamente com sua avó, criou uma loja de armarinho, onde também vendia algumas das primeiras confecções regionais.
Júlio começa a desenhar vestidos para noivas, festas de debutantes, além de fazer retratos e decoração para a sociedade local e regional. Passou a desenhar todo o prêt-à-porter para coleções Rhodia, para os desfiles anuais da Fenit. Paralelamente ele trabalhou como jornalista e ilustrador de moda no Estado de São Paulo, sendo responsáveis pela criação visual do Jornal da Tarde e Suplemento Feminino do Estadão. Em 1983, volta a residir em São Paulo e trabalha como estilista da Levi's, em seguida é contratado para trabalhar como gerente de produto e desenvolve bureau de estampas para a Renascença, empresa do grupo Pernambucanas em Belo Horizonte.
A partir dos anos 90, Júlio passa a residir em Jaboticabal onde se dedica a pintura e ao desenho, viajando para a Europa anualmente para visitar feiras de moda em Paris, Milão e Frankfurt.
Serviço
Local: Centro Cultural Palace
Data: Abertura dia 26 de outubro
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 12h.