da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Os 66 Agentes de Leitura selecionados em processo seletivo da Secretaria da Cultura completaram, na noite da última segunda-feira, dia 26, o primeiro ciclo de capacitação, tornando-os aptos para a parte prática do projeto, que deve contemplar mais de mil famílias com mediação de leitura.
A capacitação teve carga horária de 40 horas e foi dividido em oito encontros que trataram de temas como: reconhecimento do público, atividade de registro, atividades de mediação, prática, universo de possibilidades e referencial teórico.
De acordo com o agente Claudemir Henrique, o projeto é brilhante, com grande poder de transformação social, sendo a capacitação indispensável para compreender o público que será trabalhado. “O período de capacitação foi essencial para aprender com profissionais que já trabalham com iniciação à leitura. No curso pude conhecer meus colegas, compreender o público alvo, treinar contação de histórias e as técnicas de abordagem às famílias”, afirma Claudemir.
"A capacitação foi um processo de aprendizado muito importante. Conseguimos trocar experiências e aprender o quão diferente pode ser a realidade de cada pessoa. Acredito que agora, com este pontapé inicial, o engajamento no projeto será de extrema importância para todos aqueles que ali estavam", explica a agente de leitura Vanessa Lopes Xisto.
Agora os agentes iniciam uma nova etapa, cadastrando famílias, preferencialmente do Bolsa Família. O objetivo é criar oportunidades de leitura para famílias em situação de vulnerabilidade social e inscritas no perfil social. Para isso, os agentes utilizarão bicicleta, uniforme, almanaque, diário e um conjunto de 100 livros que serão contados e emprestados para os cadastrados.