da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Na manhã desta terça-feira, dia 03 de novembro, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por intermédio das Secretarias de Governo e de Obras Públicas, realizou uma reunião com representantes da AMEC (Associação dos Amigos e Empresários do Centro); ACIRP; empresas de telefonia; CPFL; Tecla Construtora, responsável pela obra, e outras. No encontro foram estabelecidos cronogramas de trabalho de cada empresa ou órgão envolvido na Obra de Revitalização do Calçadão, devido à chegada do período de festas do final do ano. Em consenso, foi definido que a partir do dia 1º de dezembro não haverá movimentação na obra do Calçadão para evitar transtornos aos consumidores durante o período de compras de final de ano.
A prefeita Dárcy Vera participou da reunião e determinou empenho no cumprimento dos prazos e cuidado com o novo Calçadão. “Quando iniciamos a obra do Calçadão, não sabíamos qual era a situação das redes de água e esgoto embaixo da terra. E, infelizmente, encontramos um caos. As redes que foram construídas há décadas estavam todas danificadas e comprometidas. Havia prédios com rede de água e esgoto clandestinos, redes de água e esgoto misturado. Tudo isso, precisou de tempo para ser regularizado e refeito. Estamos trabalhando para executar uma obra moderna, com novo mobiliário e paisagismo. Nosso objetivo é garantir mais conforto e comodidade para os frequentadores e consumidores do Centro. Este governo vai passar, mas a cidade e o Calçadão ficarão. Por isso, precisamos do compromisso dos comerciantes e moradores do Centro para cuidar do calçadão, manter o local organizado pós-obra.”, destacou a chefe do Executivo.
O secretário de Obras Públicas, engenheiro Abranche Fuad Abdo, que coordenou a reunião, explica quais os próximos passos e qual o prazo para a realização de cada serviço. “Todos os presentes se comprometeram com os prazos. Até dia 30 de novembro todas as empresas de telefonia e CPFL finalizarão a implantação dos cabos na rede subterrânea. A empresa Tecla também deve finalizar o piso e instalação das tampas das caixas de inspeção até o final de novembro. O piso deve estar todo nivelado.”, informou Abranche. Ele enfatiza que o objetivo é de que as pessoas que circulem pelo calçadão durante as compras de final de ano não tenham nenhum obstáculo.
As equipes seguem com a instalação do mobiliário. Os serviços de paisagismo serão iniciados esta semana. Os serviços de concretagem no trecho da Rua Barão do Amazonas, entre as ruas General Osório e Duque de Caxias, serão finalizados até a segunda quinzena de novembro. Já a retirada dos postes antigos, acontecerá em janeiro, porque a partir do dia 1º de dezembro não haverá movimentação na obra do Calçadão. “A próxima etapa será a retirada dos postes antigos, que são grandes e dependem de uma ação com caminhões e máquinas pesadas, que leva tempo e, justamente pra evitar transtornos aos comerciantes e consumidores, será realizada somente em janeiro”, afirmou Abranche, esclarecendo que algumas peças do mobiliário (sombreiros, bancos e árvores) serão instaladas somente depois da retirada dos postes, para que as mesmas não sejam danificadas durante a retirada.
Os representantes das empresas de telefonia informaram que alguns assinantes ainda não fizeram a parte interna para a ligação dos cabos. Antônio Carlos Maçonetto, presidente da ACIRP, se comprometeu em conversar pessoalmente com cada comerciante que ainda não realizou os procedimentos necessários para a finalização dos serviços. “Entendemos e compreendemos as ações da Prefeitura na realização das obras do Calçadão. Estamos à disposição para ajudar nas conversas com os comerciantes”, frisou Maçonetto.
Durante o encontro, todas as empresas receberam notificação informando que no mês de dezembro não haverá nenhum tipo de interferência de serviços no quadrilátero constante das obras. As empresas de telefonia que ainda não executaram os serviços ou ainda têm o que fazer local, devem concluir tudo até o dia 27 de novembro.
Comitê Gestor - Marcos Ferreira, presidente da Amec, informou que será necessária a formação do Comitê Gestor do Calçadão. “Acredito que a formação de um comitê com representantes da Prefeitura, da Acirp, do Sincovarp e da Amec para administrar e coordenar a utilização do Calçadão, principalmente, com relação à segurança, educação ambiental e conservação, é fundamental. Os comerciantes serão os maiores beneficiados com o novo Calçadão, portanto, sejamos parceiros na manutenção do mesmo”, disse Ferreira.
O secretário de Governo, Marcus Berzoti, informou sobre a responsabilidade dos prazos. “Agradeço o comparecimento de todos e peço o comprometimento com os prazos, vamos cobrar que cada um execute a sua parte. Como servidor municipal, vejo que a demanda para o município cresce a cada ano, portanto a criação do Comitê Gestor é imprescindível pra a manutenção do calçadão pós-obra”, considerou Berzoti.
Todos os participantes da reunião, em comum acordo, definiram que a nova iluminação deverá estar pronta até o dia 1º de dezembro, para ser ligada junto com a decoração natalina, e que os trabalhos de retirada dos postes se iniciarão em janeiro, dando uma oportunidade para que as empresas e os edifícios se adequem as especificações das empresas de telecomunicação, a fim de não sofrerem interrupção nos serviços de energia, dados, telefonia e televisão.
“Decisão esta importante, uma vez que, os serviços de infraestrutura estarão prontos e todo o calçadão estará livre e totalmente acessível durante o mês de dezembro. Para que os comerciantes e frequentadores do calçadão não sofram nenhum prejuízo, a retirada dos postes e finalização dos serviços acontecerão a partir de janeiro”.
Também participaram da reunião, representantes da Transerp, Coderp, Daerp e secretarias de Planejamento e Negócios Jurídicos.