Secretaria da Educação oferecerá “EJA online” em 2016

9/11/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A equipe técnica da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto apresentou na manhã desta sexta-feira, 6 de novembro, ao juiz da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, e ao promotor de Justiça, Ramon Lopes Neto, o sistema “EJA online”, que será disponibilizado a partir de 2016 em cinco escolas municipais.

O objetivo da Secretaria da Educação é ampliar a oferta da Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais do Ensino Fundamental e, consequentemente, beneficiar maior número de alunos, possibilitando acesso à educação e retomada dos estudos a pessoas em faixa etária superior a do Ensino Regular.

Os Anos Finais da Educação de Jovens e Adultos – Nível Fundamental- têm sido objeto de preocupação e cuidados da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto, uma vez que a demanda apresentada nas matrículas vem decrescendo gradativamente nos últimos anos.

De acordo com a professora Wanda Pierasso, do setor de EJA da Secretaria da Educação, o lançamento do sistema online considera as novas demandas apresentadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. “É crescente a necessidade de meios cada vez mais versáteis e próximos à realidade dos alunos”, informa.

A estrutura da “EJA online” será composta por um núcleo de apoio e cinco polos regionais, montados em escolas municipais de diferentes bairros da cidade, com salas multisseriadas equipadas com computadores conectados à internet. No núcleo ficarão os professores das áreas específicas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática, Arte e Inglês, que estarão conectados com os polos durante todo o período das aulas orientado trabalhos, tirando dúvidas e preparando material didático para disponibilização na ferramenta online.

Nas salas, os alunos contarão com um professor tutor de área específica, sendo que a cada dia da semana esse professor será de uma área diferente, havendo uma movimentação diária dos profissionais. Além dos computadores e internet, professores e alunos terão acesso a equipamentos e recursos didaticopedagógicos, acervo bibliográfico, CDteca, laboratórios e espaço para trabalhos em grupo.

Para se inscrever na “EJA online” e ter vaga garantida para 2016, os interessados devem procurar qualquer escola municipal até o dia 13 de novembro e se cadastrar no CGU (Cadastramento Geral Unificado), apresentando documentos pessoais.

Compartilhe no Whatsapp