da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A nova ação foi planejada entre a Coordenadoria de Limpeza Urbana e a VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro Atlântica. A parceria tem a finalidade de recolher o lixo e o entulho descartados irregularmente nas proximidades das linhas férreas que passam pelo perímetro urbano de Ribeirão Preto. Moradores de pelo menos quatro bairros, Vila Mariana, Vila Carvalho, Adelino Simioni e Parque dos Flamboyans serão beneficiados com esse trabalho em conjunto.
As equipes da VLI já começaram a trabalhar na remoção de todos os resíduos. Durante esta semana, as máquinas estão sendo utilizadas nos trechos da Vila Mariana. A partir da próxima segunda-feira, dia 16, a Coordenadoria de Limpeza Urbana realizará o transporte e o descarte correto dos entulhos. A iniciativa também está alinhada com as ações para combater o mosquito transmissor da dengue. Segundo o coordenador de Limpeza Urbana, Marcelo Reis, o objetivo é unir forças para manter esses locais limpos. “Toda parceria para deixar a cidade livre da sujeira é muito bem vinda”, destacou Marcelo.
Durante as ações, as equipes da VLI também vão intensificar as campanhas educativas nos bairros para reforçar a importância de não se jogar lixo às margens das linhas férreas. O acúmulo de resíduos nesses locais tem causado transtornos para as pessoas que moram perto dos trilhos e representa riscos à segurança operacional da ferrovia.
Para a prefeita Dárcy Vera, “é importante ter o apoio, não só da iniciativa privada, mas principalmente de toda a comunidade para acabar com o descarte ilegal de lixo em áreas públicas e particulares da cidade”.
Durante as reuniões com a Prefeitura, representantes da VLI falaram sobre os projetos voltados para melhorar o relacionamento entre a ferrovia e a comunidade, considerando os aspectos sociais, ambientais e históricos.