da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Stenio Miranda, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 25, a abertura oficial da 8ª Campanha “Fique Sabendo”, no Centro de Referência em Especialidades Central. A campanha será realizada em 45 unidades de saúde de Ribeirão Preto até o dia 1º de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
O objetivo da campanha é ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, realizar diagnóstico precoce, levando os testes para perto das pessoas, testar a população sexualmente ativa que nunca realizou teste na vida, acessar e sensibilizar população mais vulnerável, tratar todos os usuários diagnosticados com Sífilis e encaminhar para tratamento todos os usuários diagnosticados com HIV.
A Campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio no município: de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de referência da rede municipal de saúde, 41 chegam com sinais e sintomas de Aids, com a saúde e a imunidade já comprometidas. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento melhora significativamente a qualidade de vida do indivíduo.
Além da testagem realizada rotineiramente, muitas unidades de saúde realizarão atividades extra-muros, para oferecer orientações e testagem para a população (feiras, supermercados, clínicas de recuperação, bares, etc.).