Fundação Feira do Livro participará do maior evento editorial da América Latina

27/11/2015 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto participa a partir deste sábado, dia 28, através de um convênio com a Secretaria de Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC), da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México. A Fundação foi contemplada no edital de Seleção Conexão Cultura Brasil #Negócios, participação de empreendedores da economia criativa na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, edição 2015. A intenção do MinC é promover a execução de ações de internacionalização da cultura brasileira.

Fundada em 1987, a FIL é o maior mercado literário em língua espanhola do mundo. O evento ocorre anualmente, durante nove dias, neste ano será de 28 de novembro a 6 de dezembro. Autores, agentes literários, bibliotecários, livreiros e quase duas mil editoras de 40 países participam da FIL anualmente. A expectativa dos organizadores é receber um público estimado em mais de 700 mil pessoas.

Os números impressionam e revelam o tamanho da Feira Internacional de Guadalajara: 34 mil metros quadrados de área de exposição, programação com quase mil horas de atividades, 470 apresentações de livros. De acordo com os organizadores, a Feira de Guadalajara movimenta U$ 330 milhões anualmente.

Nesta semana, a Fundação Feira do Livro participa de uma Oficina de Formação promovida pelo MinC para as entidades que irão compor a comitiva brasileira na FIL 2015. “Este tipo de intercâmbio promovido pelo MinC é extremamente enriquecedor. As ideias desenvolvidas em grandes eventos como a FIL, sempre serão um espelho para a difusão da leitura e tenho certeza que irão contribuir para enriquecer a edição da nossa feira em 2016”, declarou Viviane Mendonça, superintendente da Fundação.

Em setembro, a Fundação também participou de outro evento importante para a literatura na América Latina, a Fiesta Del Libro y La Cultura de Medellín. Na ocasião foram feitas parcerias com instituições locais e secretarias da Cultura de Bogotá e Medellín para a realização de um intercâmbio artístico entre os países. “A experiência na Colômbia foi produtiva para articularmos um intercâmbio real com o país homenageado da nossa próxima Feira”, afirmou Viviane Mendonça.

Compartilhe no Whatsapp