da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Secretaria Municipal da Saúde realizou no último sábado, dia 28 de novembro, uma ação da Campanha “Fique Sabendo” na Praça XV de Novembro. Foram realizados 116 testes rápidos de HIV e Sífilis entre pessoas sexualmente ativas. Destes, seis deram resultado positivo para sífilis e todos encaminhados para tratamento. Funcionários também realizaram abordagens orientando e distribuíram 1.500 preservativos. Nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, teremos mais uma ação na Praça XV, a partir das 9h.
“Buscamos principalmente as pessoas mais expostas ao HIV, em especial as que não fazem uso do preservativo durante as relações sexuais e, no caso da sífilis, o objetivo é ampliar o acesso da população ao teste e a informação sobre transmissão, prevenção e tratamento desta doença considerada silenciosa”, afirma a enfermeira Lis Aparecida de Souza Neves, coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose.
As unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto também realizam os testes para detecção do HIV e da sífilis, além de atividades educativas desta temática para a população.
Fique Sabendo - Essa campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidos. Essa situação também se repete em Ribeirão Preto, sendo este um dos fatores causadores do elevado número de óbitos relacionados com a Aids. “A descoberta precoce da infecção pelo HIV, juntamente com a adesão ao tratamento são a melhor estratégia para melhorar a qualidade de vida e diminuir os índices de mortalidade”, justifica a enfermeira.
Já a preocupação com a sífilis se justifica por ser uma das maiores causas de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido. “No adulto, ela pode causar danos severos no sistema neurológico a longo prazo”, acrescenta.
Assim, toda a população sexualmente ativa deve realizar estes importantes testes do HIV e sífilis que serão oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto.