da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) encaminhou, nesta terça-feira, para a Câmara de Vereadores, um aditivo ao contrato de concessão do serviço de tratamento do esgoto com a Ambient. Pelo projeto serão construídos mais de 97,2 km de novos emissários de esgoto, além de obras de melhoria do sistema que vão assegurar 100% da coleta e tratamento dos resíduos na cidade. As obras estão orçadas em R$ 137,7 milhões.
O aditivo prevê a ampliação em 10 anos da concessão do contrato de tratamento de esgoto, assim como já foi feito pelo ex-prefeito Welson Gasparini, em 2007, quando foram instalados 44 km de emissores. “Este projeto é fundamental para o desenvolvimento da cidade porque garantirá a universalização da coleta e tratamento do esgoto no município”, explicou Marco Antonio dos Santos, superintendente do Daerp.
Mais de 40 bairros atendidos – Os 97,2 km de novos interceptores deverão beneficiar mais de 40 bairros na cidade. Atenderá toda a região de Bonfim Paulista, Vila Virgínia e Jardim Progresso. Também serão atendidos, entre outros, o Jardim Paulo Gomes Romeu, Jardim Paiva, Jardim Arlindo Laguna, Parque das Figueiras, Parque dos Pinos, Sumarezinho e Jardim Antárctica, além da 3ª etapa do Distrito Empresarial, Jardim Salgado Filho e Simioni. Beneficiará ainda o Parque São Sebastião, Jardim Manoel Penna, Bancários, além de diversos condomínios que hoje não estão ligados à rede coletora da cidade. O prazo de conclusão de todas as obras é de 33 meses a partir de janeiro de 2016.
Todo o projeto para a ampliação e melhoria do sistema de tratamento de esgoto na cidade foi analisado pelos técnicos do Daerp que fizeram um levantamento minucioso de toda a demanda de interceptores no município para se atender 100% da coleta e tratamento de esgoto na cidade. A Fundace/USP foi a responsável pelo estudo do impacto financeiro e o prazo necessário de ampliação do contrato.