da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Cerca de 150 profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ribeirão Preto, Cajuru, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Pitangueiras, Jaboticabal e Dumont participaram do treinamento sobre “Ventilação Mecânica Domiciliar (BIPAP, CECAP e Concentradores de Oxigênio), serviços de saúde, interfaces e protocolos” realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O curso foi ministrado pela enfermeira Emília Campos Chayamiti, coordenadora do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Também participaram do treinamento enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, condutores de veículos de urgência de Ribeirão Preto e região e profissionais das Unidades Básicas e Distritais de Saúde.
Segundo o médico Marcelo Dinardi, o NEU - Núcleo de Educação em Urgências do SAMU - está sendo reestruturado para oferecer capacitação a todos os profissionais que integram o Samu Regional. “Iniciamos com este curso porque temos vários pacientes que utilizam a ventilação mecânica não invasiva e os profissionais precisam estar capacitados para lidar com eles”, afirmou.
No próximo dia 22, o NEU realiza um curso sobre PHTLS – Pré-Hospitalar Trauma Life Suport, destinado a médicos e enfermeiros e motortistas que atuam na USA – Unidade de Suporte Avançado. O curso será ministrado pelo médico César Masella, pelo enfermeiro José Carlos Rios, e pelo motorista Alexandre Ribeiro da Silva.
Os cursos são realizados no anfiteatro do Samu Regional, localizado na avenida Treze de Maio, 353 (ao lado da UPA).