Inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito estão abertas

19/1/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As inscrições para o Programa Bolsa Escola – PBE, que oferecerá 191 bolsas para o curso pré-vestibular nas Instituições de Ensino de Ribeirão Preto, estão abertas. O programa, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal da Educação, tem por finalidade oferecer bolsas de estudos para alunos que não têm condições de arcar com as despesas de um Curso Pré-vestibular particular.

O período de inscrição vai de 19 a 29 de janeiro, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para efetivação do cadastro, os interessados deverão comparecer nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região onde mora. Os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal.

É necessário apresentar os documentos originais e cópia simples da Carteira de Trabalho própria ou dos responsáveis legais; em nome do candidato ou dos representantes legais, se for o caso; bem como comprovantes de rendimentos recebidos no mês por aqueles que compõem a família. Na ausência de holerite ou recibo de salário, apresentar declaração de rendimentos mensais de cada membro da família maior de 18 anos, devidamente assinadas, no caso de trabalho autônomo ou sem registro em carteira ou declaração de ausência de renda no caso de desemprego ou por não realizar nenhum trabalho remunerado.

Também é necessário apresentar cópias das contas de água, energia elétrica, aluguel, condomínio e demais comprovantes de gastos em seu nome ou dos representantes legais; histórico escolar do ensino médio ou declaração de conclusão do Ensino Médio com boletim escolar do último ano, ou se ainda estiver cursando o Ensino Médio; cópia do histórico escolar do ensino fundamental, comprovante de matrícula do 3° ano do ensino médio e boletim escolar do primeiro e segundo ano do Ensino Médio; bem como documento de identificação com foto recente (RG ou CNH) em seu nome.

Na ocasião, será realizada entrevista do candidato com assistente social, através de instrumental para caracterização socioeconômica e avaliação social, cujo objetivo é comprovar a situação socioeconômica do candidato.

O candidato deverá ainda comprovar residência no município de Ribeirão Preto por no mínimo 06 (seis) meses, através de documentação própria como: conta de energia elétrica, telefone, em nome dele ou dos seus representantes legais e comprovar, através do histórico escolar ou boletim escolar do Ensino Médio, que está apto a frequentar o curso pré-vestibular; tendo tido aproveitamento acadêmico mínimo de 50% (cinquenta por cento) de todas as disciplinas cursadas no Ensino Médio.

A entrevista e o diagnóstico social será realizada mediante a apresentação do formulário e declarações (se necessárias) preenchido(s), disponibilizado pela Internet no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br, onde serão informados os dados sobre o grupo familiar, renda mensal bruta total familiar, endereço e idade, despesas da família e outras, existência de pessoas portadoras de doenças crônicas no grupo familiar e se há integrantes da família que cursam em escolas particulares.

Confira a relação na íntegra no Diário Oficial do Município publicado na última quinta-feira, dia 14 de janeiro. A relação dos locais de aula será divulgada por ocasião das inscrições. Mais informações nos CRAS.

Região Central e Sul
CRAS – 1
Rua Marcondes Salgado, 253, Centro, fone 3610-6495

Região Norte
CRAS – 2
Rua Virgílio Antonio Simionato, 315, Avelino Alves Palma, fone 3974-8005

Região Noroeste
CRAS – 3
Rua Rio Grande do Norte, 637, Ipiranga, fone 3966-7280

Região Noroeste
CRAS – 4
Rua Florinda Bordizan Sampaio, 300, José Sampaio, fone 3975-3418

Região Sudoeste
CRAS – 5
Avenida Oswaldo Aranha, 488, Parque Ribeirão Preto, fone 3964-0819

Compartilhe no Whatsapp