da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Nada mais gostoso que aprender brincando. É exatamente isso o que acontece com as crianças que participam do curso de férias do Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto. Nesta semana o curso de férias atende a segunda turma de janeiro, de crianças com idades de 6 a 8 anos. Neste ano o tema é “Zoo até debaixo d´água” e o aquário, inaugurado em dezembro último, está incluído na programação.
Nesta terça-feira, entre as atividades, as crianças participaram da brincadeira “Qual é o bicho”. Eles tinham que, sem olhar, sentir e adivinhar qual o animal tocado. Cobra, urubu, cachorro do mato e barata de Madagascar estavam entre os animais da brincadeira. No terrário as crianças aprenderam um pouco sobre as serpentes. Uma Salamanta, que não é venenosa, também foi tocada pelas crianças.
Já no final do dia a festa ficou completa com a brincadeira de jogar para o colega bexiga cheia de água, sem derrubar para não estourar. Difícil foi manter as bexigas sem explodir. A intenção de todos era fazer exatamente o contrário. As crianças adoram a brincadeira. Também teve guerrinha de bexiga com água e ninguém ficou de fora, nem os monitores.
Matheus Campos participa pela primeira vez do curso de férias do Bosque e está aproveitando cada minuto. “O curso é muito legal. Estou aprendendo muito e brincando bastante também. Eu toquei em um urubu e em uma serpente. Isso foi demais”, comemorou o estudante.
“Gostei da atividade de caça ao tesouro, da guerrinha de bexigas e de tudo que aprendi aqui. Agora meu animal favorito é o urso Renan”, explicou Letícia Cristina Pannocchia Lenhair.
O curso de férias do Bosque é realizado pelo Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA), desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente de Ribeirão Preto. A programação é composta por visitas monitoradas, apresentações sobre bem-estar animal, dinâmicas, artesanatos, pintura em camiseta, caça ao tesouro e diversas brincadeiras. Todas as atividades têm como eixo a Educação Ambiental.
Durante as atividades, as crianças conhecem um pouco mais do modo de vida de diversos animais da fauna brasileira, com ênfase na biodiversidade aquática. De acordo com a bióloga Marisa dos Santos esse curso de férias é muito importante para as crianças porque é possível desmistificar algumas coisas, como, perder o medo de alguns animais que são inofensivos. “No curso conseguimos conquistar as crianças e dessa forma eles serão adultos que cuidarão bem dos animais. Nosso objetivo é consciência as pessoas sobre a importância dos animais e do meio ambiente”, finaliza Marisa.