da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Os atletas das categorias de base da equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde / Powerade / SME – Secretaria Municipal de Esportes) foram apresentados oficialmente nesta sexta-feira, 22, no poliesportivo da Cava do Bosque. A cerimônia contou com o lançamento dos novos uniformes para a temporada 2016. Todos os 34 membros do time, além da comissão técnica e autoridades, prestigiaram o evento.
Neste início de ano, os primeiros treinos já estão sendo realizados com os ciclistas, sob o comando de Fernando Bassanezi, Benedito Lima Pedroso, Marcelo Donnabella (técnico da Elite). Thiago Nardin, atleta do time de Elite e da Seleção Brasileira, é o novo coordenador técnico da equipe.
As categorias de base da equipe de Ribeirão Preto fizeram uma boa temporada em 2015. Foram 33 medalhas - 18 ouros, oito pratas e sete bronzes. Na Copa São Paulo, Gabriela Martins conquistou o tricampeonato, enquanto João Henrique Scaranti garantiu o título inédito. Os demais atletas ficaram entre os dez melhores em suas respectivas categorias e o time fechou a competição na quarta colocação.
Patrocinadores – A equipe de base de ciclismo de Ribeirão Preto é patrocinada pela São Francisco Saúde, Powerade e Tanger, copatrocínio da American Flex e Passaredo, apoios da Prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal de Esportes, Botafogo Futebol Clube, Ourofino Agronegócio, Transportadora Itaobi, Viapol, Sanko, Kuota, Catlike Capacetes e Mousse Cake. O apoio institucional é da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, SELJ e Governo do Estado de São Paulo.
Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro – Também nesta sexta-feira aconteceu o lançamento do terceiro ano do Projeto Escola de Ciclismo – Pedalando para o Futuro, que em Ribeirão Preto vai atender 1.280 crianças de 5 a 13 anos (em outros três municípios da região beneficiará outras 640). Assim como nas fases anteriores, serão apresentadas às crianças informações de trânsito e uso da bicicleta, com aulas práticas e teóricas sobre o tema, desenvolvendo questões relativas às normas de segurança no trânsito.
Nesta terceira edição, o projeto terá duração de um ano. “A Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro é um projeto esportivo, com cunho social e educacional, de inclusão e cidadania. A proposta é dar oportunidade a nossas crianças de participar de uma atividade esportiva e adquirir noções de educação no trânsito. A bicicleta é o único veículo do meio urbano sem necessidade de habilitação, mas o conhecimento das leis de trânsito e a perícia cuidadosa são fundamentais para que o condutor tenha um comportamento seguro na via”, enfatizou o coordenador geral do programa, Danilo Terra, também idealizador e criador do projeto das Equipes de Base de Ciclismo de Ribeirão Preto.
O secretário de Esportes Luchesi Júnior, que o ciclismo sempre foi um esporte forte em Ribeirão Preto. “O projeto da Escola de Ciclismo certamente vai trazer novas oportunidades de inclusão social aos beneficiados. Pela metodologia oferecida pelo Pedalando para o Futuro, estamos formando cidadãos mais conscientes no trânsito e na vida”, enfatizou Luchesi, que parabenizou toda a equipe pelo trabalho.
A previsão é atender 1.920 crianças nos quatro municípios onde o projeto será desenvolvido neste ano. O objetivo principal é habilitar, com todas as regras de trânsito, o jovem condutor de bicicleta.
A Escola de Ciclismo é itinerante e terá aulas de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h. As crianças recebem cartilha, camiseta, squeezes e lanche (diariamente), além de um certificado ao final do curso que tem duração de uma semana. A primeira turma participante da terceira etapa do projeto será da Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, no bairro Alexandre Balbo.
O projeto “Pedalando para o Futuro” tem o patrocínio das Lojas Tanger, Morlan, Itaobi Transportes, copatrocínio da Alcolina, Ouro Fino, Balões Pic-Pic, Cenourão, Suporte Rei, Supermecados Mialich, e apoios da Centro Oeste, Nutrigesso, Molyplast, Grupo São Francisco, Lufix, Cirurgica Mafra, QD Produtos Químicos, RA Embalagens, Ki Doçura, DVB Vidros, Real Química, Transmogiana, Fundição Batatais, Canal Artefatos, Associação Terra de Ciclismo, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Assistência Social e Transerp.
Os dois eventos realizados na Cava do Bosque contaram com a presença de várias autoridades, entre elas, Oscar Luiz Gonçalves Filho (Selj); Jefferson Ribeiro (Fundação WBP); José Luiz Felicio Filho (Passaredo); Cristina Consoli (Secretaria de Assistência Social); vereador Genivaldo Gomes; Claudinei Duarte (Associação Terra de Ciclismo), José Luiz Pontim (SME).