da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Após receberem treinamento da equipe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria da Saúde, na manhã desta sexta-feira, dia 22, os funcionários do Grupo Tracan localizada no distrito industrial da Lagoinha saíram à caça aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Cerca de 25 funcionários participaram do treinamento e, em seguida colocaram em prática o que aprenderam. “Na parte prática foram localizados nove focos de mosquito com larvas e pupa”, explica Lúcia Taveira, coordenadora do Programa de Controle de Vetores da Dengue e Febre Amarela e do IEC (Informação, Educação e Comunicação)
Os focos foram encontrados em pneus, lonas plásticas utilizadas para cobrir materiais e que devido a chuva acumulavam água em vários pontos. As grelhas que captam água da chuva também apresentam grande quantidade de água, assim como em peças, latas, tambor, pneus ao relento e ralos internos. “Os funcionários participaram ativamente realizando as medidas de controle e tratando os locais com produto alternativos”, informou.
A ação foi desencadeada pela diretoria do Grupo após o alerta feito pelo Secretário da Saúde de Ribeirão Preto. A idéia é desencadear uma luta contra o mosquito dentro de suas unidades. O que se espera é que, além de promover uma grande varredura nas empresas, os funcionários levem o exemplo para casa e para sua vizinhança. Muitos colaboradores da empresa já sentiram na pele o que é ter dengue.
O Grupo conta com cerca de 500 funcionários, distribuídos em oito revendas e duas indústrias, em diversas cidades da região e Minas Gerais.
Depois de Ribeirão Preto, as ações vão acontecer em dias alternados nas oito revendas Tracan (Ribeirão Preto, Barretos, Franca, Araçatuba, Uberlândia, Uberaba, Iturama e Patrocínio) e nas duas indústrias, TMA, em Ribeirão Preto e DRIA, em Sertãozinho.
A Secretaria Municipal da Saúde elogia e agradece a iniciativa da empresa que mobilizou os funcionários para serem multiplicadores de informações nas outras filiais e junto aos familiares.