da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Secretário da Saúde Stenio Miranda confirmou nesta segunda-feira, dia 25, que a realização de um mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, acontece no próximo sábado, dia 30, na região Oeste. “É uma região que já estamos trabalhando há algum tempo, uma vez que é a que apresenta o maior número de casos”, explica o secretário. A ação tem início às 7h30, com saída da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, localizada na avenida Eduardo Andréa Matarazzo, 4255.
Para esta ação, segundo o secretário, estarão envolvidas 238 pessoas, sendo 113 agentes comunitários de saúde, 113 agentes de combate a endemias e 12 voluntários. “Vamos contar com 27 caminhões, sendo nove da Coordenadoria de Limpeza Urbana e Secretaria de Infraestrutura”, informou Maria Lúcia Biagini, chefe da Divisão. Os demais foram cedidos pelas empresas Ambient, Pisos Faria/Construlider, Tracan, Bira Mult Pneus, Terralara e Sinduscon.
O município de Ribeirão Preto decretou estado de emergência em virtude do aumento do número de casos de dengue. Diante desse cenário serão priorizadas as regiões que concentram maior número de ocorrências da doença.
Além deste mutirão, a Divisão está elaborando um cronograma para os meses de fevereiro e março, que será divulgado em breve. “Desta forma vamos alcançar as regiões Oeste, cujos trabalhos já foram iniciados, Norte e Sul”, afirma Maria Lúcia Biagini.
Apoio da EPTV – Essa ação conta com o apoio da EPTV que fará as ações de comunicações em 66 cidades que compõem sua região de transmissão. Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 25, na sede da 13ª DRS (Diretoria Regional de Saúde) foi apresentada a programação de 47 cidades. “As demais apesar da situação de emergência ainda não apresentaram a programação”, afirmou Vera Lúcia Bueno, representante da Sucen que participou da reunião juntamente com Maurício Botti.
Também participaram do encontro, o diretor da DRS Ronaldo Dias Capelli, o secretário da Saúde Stenio Miranda (presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo), além dos integrantes do Comitê de Combate à Dengue, composto por representantes das DRS de Ribeirão Preto e Franca, Sucen, Coman (Conselho Municipal da Alta Mogiana) e Consórcio Intermunicipal AVH (Aquífero Guarani, Vale das Cachoeiras e Horizonte Verde). O grupo EPTV foi representado por João Bosco Verissimo.