Prefeita acompanha atendimentos na UBDS da Vila Virgínia

28/1/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Acompanha pelo secretário da Saúde, Stenio Miranda, a prefeita Darcy Vera esteve na manhã desta quarta-feira, dia 27, na UBDS (Unidade Básica Descentralizada de Saúde) da Vila Virgínia. “Os casos de pessoas com suspeitas de dengue têm aumentado muito e tem me preocupado. Estamos trabalhando para melhorar o atendimento à população”, afirmou a chefe do Executivo.

O coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) Regional Marcelo Dinardi, o médico Leonel Régis Figueira Filho, e a diretora do Departamento de Atenção à Saúde das Pessoas (DASP), enfermeira Ilka Barbosa Pegoraro acompanharam a vista, sendo recebidos pelo gerente da unidade Guilherme Gonçalves Conceição.

Stenio Miranda disse que com os casos de dengue há uma demora no atendimento que pode chegar a 4 ou 5 horas. “Cada paciente com dengue faz no mínimo três consultas, com isso todos os demais procedimentos ficam mais lentos”.

A prefeita chegou à unidade por volta de 9h30, momento em que várias pessoas já haviam passado pela triagem e aguardavam atendimento médico. “Temos muitos pacientes com suspeita de dengue, mas também temos muitos outros com diferentes patologias, traumas de trânsito, enteroviroses (febre, diarréia e vômito) que são típicos da estação”, informou o médico Leonel Figueira Filho que acompanha o sistema de regulação médica do SAMU.

Alef da Costa Medeiros, 22 anos, estava na UBDS desde 7h tomando soro. “O atendimento foi rápido”, disse o senhor Carlos Eduardo que o acompanhava. “Ele está em observação e aguardando resultado de exames de sangue”, completou.

Já Gabriel Henrique Celestino, de 24 anos, chegou à unidade levado por uma ambulância com cólicas nos rins. “Cheguei aqui por volta de 8h20 e fui atendido rapidamente. Já estou medicado e não sinto mais dor”, disse.
 
O gerente da unidade Guilherme Conceição afirmou que a unidade teve um aumento na demanda de cerca de 40%. “Nós atendemos uma média de 450 a 500 pacientes por dia. Agora, com os casos suspeitos de dengue, o atendimento chega a 700 pacientes por dia”, revelou.
 
Durante a visita, a prefeita Darcy Vera entrou em contato com o superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Carlos Maciel para discutir o caso da paciente Ilza Jesuína Ivo que precisa de atendimentos na área de ortopedia. “Pedi a ele que desse atenção ao caso. Ela me informou que esteve no Hospital das Clínicas e eles disseram que não poderiam atendê-la e mandaram-na voltar à rede municipal”, informou a prefeita.
 
Em sua avaliação a visita foi positiva, uma vez que a chefe do Executivo pode verificar em loco as necessidades dos pacientes e buscar melhorias para o atendimento.
Compartilhe no Whatsapp