da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Com a participação de 306 pessoas, a Prefeitura de Ribeirão Preto realizou neste sábado, dia 30, o 1º Mutirão Regional de Combate a Dengue, concomitantemente com outros 65 municípios da região de abrangência da EPTV, que divulgou o evento. “Graças à Deus foi uma ação belíssima que contou com a participação ativa da população da região oeste que, no momento, é a que concentra maior número de casos de dengue em nosso município”, afirmou a prefeita Dárcy Vera.
Acompanhada pelo secretário de Saúde, Stenio Miranda, a prefeita esteve na sede da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, de onde saíram os 35 caminhões e equipes, às 7h30, em direção aos bairros Vila Recreio, Vila Albertina e Jardim Central Park.
Ao todo foram trabalhados 3.469 imóveis, 1.496 estavam fechados, 78 desabitados e em 48 os moradores se recusaram a receber os agentes. Segundo Joana Aguiar, do IEC (Informação, Educação e Comunicação) da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, infelizmente muitas pessoas não quiseram colaborar com o trabalho. “Eles dizem que o quintal está limpo e não deixaram os agentes entrarem, mas às vezes tem algumas coisas que eles podem não estar observando e os agentes poderiam orientá-los”, afirmou ela.
Para o secretário da Saúde, Stenio Miranda, essa é uma das atividades mais importantes para eliminar criadouros no ambiente urbano. “No entanto, o controle não se esgota nessa atividade. As pessoas precisam colaborar para manter o ambiente livre do mosquito”, assegurou.
Nos imóveis trabalhados foram encontrados 33 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de quatro doenças: dengue, febre amarela e chukungunya e zika vírus. Desse total, 26 foram positivos para larvas com dengue.
Nárryda Marinzek, embora resida no Jardim Jandaia, estava na Travessa Tabuias para ir à cabeleireira. Grávida de cinco meses ela está preocupada com a situação. “Meu irmão João Vitor teve dengue recentemente. A gente procura manter o quintal limpo, mas tenho medo por causa do meu bebê”, afirmou. “Espero que a Prefeitura também faça um Mutirão na minha região, pois assim a gente fica mais tranquila”, disse Elaine Marinzek mãe de Narryda.
Laura Oliveira, residente na Travessa Tabuias autorizou a entrada dos agentes em sua residência, mas disse que sua preocupação é com o terreno ao lado de sua casa que fica trancado com cadeados e esta com mato alto. “A gente não consegue ver. Pode ser que além de mato tenha também focos do mosquito. É uma preocupação constante”.
Na mesma travessa, dona Maria trabalha com materiais reciclados. No local foram encontrados muitos sacos com latinhas de cerveja e refrigerante que ela recolhe. Os agentes de combate a endemias retiraram alguns objetos, autorizados por ela, e fizeram orientação sobre como armazená-los de forma correta para não haver acúmulo de água parada e tornarem-se criadouros do mosquito.
Foram constatados outros locais com mais entulhos, mas não foi possível a retirada neste sábado. Para tanto, serão programados outros dias para que sejam visitados novamente. Ao todo, participaram do Mutirão 306 pessoas entre agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, motoristas de caminhões, ônibus, kombis e voluntários. Foram usados 1.014 sacos de 60 litros e 200 pares de luvas de raspa.
Caminhões – A prefeita Dárcy Vera fez um agradecimento especial a todas as empresas particulares que cederam caminhões e motoristas para que esse mutirão pudesse acontecer. Além dos caminhões fornecidos pela Coordenadoria de Limpeza Urbana e Infraestrutura, a ação contou com caminhões do DER, Ambient, Pisos Faria/Construlíder, Mult Pneus Ltda., Paschoal Terraplanagem, Zulmira Sucatas, Balau Madeiras, Tracan, Lara Terraplanagem e Pavimentação, Construtora Menegas, Said, CP Construplan, Copema, Habiart Barc, Urben Construtora e Pagano Construtora. “Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial ao Fernando Junqueira, presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). Por seu intermédio foi possível conseguir 12 caminhões de várias empresas. Meu muito obrigado”, afirmou a prefeita.
A chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para agradecer a todos, servidores e voluntários, que participaram do Mutirão, através das secretarias de Saúde, Infraestrutura, Fiscalização Geral e Coordenadoria de Limpeza Urbana. “Esse evento não teria alcançado seu objetivo se não fosse o empenho de cada um de vocês. Muito obrigado”, finalizou.