Boletim Epidemiológico da Dengue passará a ser divulgado quinzenalmente

2/2/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto divulgou na tarde desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, o Boletim Epidemiológico parcial do mês de janeiro. “Nosso Boletim é mensal, mas em função do aumento dos casos de dengue a Divisão de Vigilância Epidemiológica vai divulgar os dados quinzenalmente”, afirmou o secretário Stênio Miranda.

No período de 1 a 15 de janeiro, foram confirmados 927 casos de dengue em Ribeirão Preto. O número é praticamente igual ao de todo o mês de dezembro do ano passado quando foram registrados 944 casos. “Nossa projeção está se confirmando. Até o final do mês podemos chegar a cerca de 2.500 casos”, disse.

A região Oeste continua concentrando o maior número de casos, ou seja, 314, seguida pela região Norte com 195 e Leste com 192. A região Central tem 121 casos confirmados e a Sul, 101. Outros casos aguardam confirmação de distrito.

Embora o mês de janeiro não apresente número de casos de zika vírus não quer dizer que não existam. “Os sintomas são muito parecidos com o da dengue e não existem testes comerciais que confirmem ou não os casos. Somente o diagnóstico clínico fará a diferença”, afirmou o secretário.

A maior preocupação em relação ao zika vírus são com as grávidas. “Aquelas que durante a gestação apresentarem exantemas (manchas avermelhadas) serão acompanhadas em seu pré-natal e, se no ultrassom apresentar que o bebe tem microcefalia, elas também receberão atendimento do ambulatório do Hospital das Clínicas”.

Até o momento existem 18 casos suspeitos de febre chikungyna, mas nenhuma confirmação. Todas as doenças do Boletim Epidemiológico são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegyti.

Compartilhe no Whatsapp