Prefeita quer atendimento mais humanizado nas unidades de saúde

4/2/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A prefeita Dárcy Vera solicitou dos gerentes de unidades de saúde (básica, especializada e de pronto atendimento) que seja mais humanizada a atenção que é dada pelos profissionais de saúde aos pacientes na rede municipal. O pedido foi feito pela prefeita na tarde desta quarta-feira, dia 3, durante a reunião mensal dos gerentes na Secretaria da Saúde. No encontro que teve a presença de cerca de 50 gestores, diretores de departamentos e o secretário Stenio Miranda, a prefeita também falou sobre sua experiência na visita as duas unidades de pronto atendimento nos últimos dias. “Muitos pacientes me procuraram para reclamar do atendimento, falta de acomodação e da falta paciência de alguns atendentes”, disse.

Também houve reclamações de demora na triagem dos pacientes e de falta de informações sobre quanto tempo a pessoa terá que esperar para que seu atendimento seja concluído. “Sei que estamos num momento difícil com uma demanda acima de nossa capacidade, mas precisamos estar atentos para que nossos profissionais possam oferecer mais humanização nos atendimentos realizados”, justificou. Dárcy sugeriu aos gerentes que disponibilizem funcionários para que possam dar orientações aos pacientes. “Quem vai ao serviço público de saúde precisa de atenção e carinho”, afirmou.

Os gerentes das unidades também ponderaram sobre situações que vivem no dia a dia. Como a demora para reposição do quadro de recursos humanos. “Os pedidos de demissão são feitos em num dia e no dia seguinte os profissionais já não vão trabalhar. Mas a contratação não acontece com a mesma velocidade”, disse o gerente do NGA (Núcleo de Gestão Assitencial) Carlos Eduardo de Oliveira. Já o gerente da UBS Jardim Paiva e USF Paulo Gomes Romeo e Jamil Sene Cury, Jaime Cerveira, enfocou a grande quantidade de pessoas que freqüentam as unidades para solicitar atestado médico, mesmo sem ter passado por atendimento. “Também acontece do paciente não comparecer à consulta, mas pedir troca de receita, porque ela tem prazo de validade. São situações do dia a dia que afetam o fluxo das unidades”, disse ele.

Segundo o secretário Stenio Miranda as unidades básicas de saúde que trabalham com consultas agendadas registram uma abstenção de cerca de 30%. “Isso acaba impedindo que muitas pessoas tenham acesso aos serviços de saúde e o tempo de espera por consultas demorem mais que o necessário”.

Ao final da reunião, a prefeita Darcy Vera agradeceu a atenção dos gerentes e se colocou à disposição para atender as necessidades mais urgentes de forma a ajudar a melhorar o atendimento.

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