da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O secretário municipal da Saúde, Stenio Miranda, fez, no domingo, 21 de fevereiro, uma visita surpresa ao Polo Dengue, na UBDS do Castelo Branco, para acompanhar os atendimentos aos pacientes.
As visitas surpresas nas unidades de saúde têm sido feitas pela prefeita Dárcy Vera e pelo secretário da Saúde, Stenio Miranda, para acompanharem de perto como está o atendimento aos pacientes, diante do aumento no número de pessoas que têm procurado as unidades de saúde em decorrência da dengue, chikungunya e zika vírus.
O último boletim epidemiológico da dengue divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, em 31 de janeiro, apontou 1557 casos confirmados de dengue em Ribeirão Preto e 430 casos suspeitos de zika vírus.
De acordo com o secretário Stenio Miranda, o atendimento aos pacientes no Polo Dengue estava tranquilo neste domingo, com tempo de espera, em média, de uma hora. “A equipe está completa e o laboratório instalado aqui no Polo Dengue está em plena atividade, o que ajuda a diminuir o tempo de espera e agiliza o atendimento aos pacientes”.
O vendedor Fabrício Guidoni estava recebendo hidratação no Polo Dengue. Com sintomas da doença desde a última sexta-feira, neste domingo ele decidiu procurar ajuda médica. “Recebi atendimento de imediato quando cheguei. Passei pela triagem, pelo médico, fiz os exames e agora estou recebendo hidratação”.
A cabeleireira Andréia Xavier também está com sintomas de dengue e foi encaminhada ao Polo Dengue.“Estou passando mal há dois dias, mas hoje estou pior. Estou sendo muito bem atendida por toda a equipe”.
“Estou passando mal por causa dos sintomas, mas o atendimento aqui no Polo Dengue está sendo muito bom. Tudo está correndo bem”, afirmou a profissional de telemarketing, Camila Aparecida Gomes.
O Polo Dengue funciona 24 horas por dia e atende os pacientes já com o protocolo pronto de dengue para continuarem o tratamento.
Ao sentir sintomas sugestivos da dengue, o paciente pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou qualquer uma das quatro unidades de pronto atendimento: UPA, UBDS Quintino, Vila Virgínia e Central. Após passar por consulta, o paciente fará exames de sangue e urina e será hidratado conforme orientação do médico. O tratamento, no entanto, será feito exclusivamente no Polo Dengue.