da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Notificações de doenças transmitidas pelos Aedes aegypti caíram 20% nas duas últimas semanas
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira, dia 15, o boletim epidemiológico, emitido quinzenalmente. De acordo com o levantamento, o número de casos confirmados de dengue no município, nos meses de janeiro e fevereiro de 2016, é de 15.617. Porém, de acordo com a Secretaria, nas últimas duas semanas, as notificações de casos caíram cerca de 20%.
A região Oeste concentra o maior número de casos da doença, com 4.443 registros nos dois meses. Já a região Leste, ficou com o segundo maior número, ao registrar 3.561 casos, seguido pela região central, com 2.834 casos; região Norte, com 2.544 e região sul, com 1.930.
Zika Vírus – Em relação ao zika vírus, foram notificados 2.531 casos suspeitos nos meses de janeiro e fevereiro. Já em gestantes, foram confirmados laboratorialmente 45 casos. “Esse exame está disponível para gestantes e pessoas com problemas neurológicos sem causa definida”, avisa a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Castro e Silva. Não há nenhum caso notificado de microcefalia relacionado ao zika vírus.
Febre Chikungunya – Em relação aos casos de febre chikungunya, também provocada pelo mosquito Aedes aegypti, foram notificados 106 casos suspeitos, mas nenhum confirmado, nos meses de janeiro e fevereiro.