Conceito positivo da pesquisa feita com usuários indica que a satisfação supera 93%
Uma pesquisa, feita no primeiro bimestre deste ano junto aos usuários do CRAS-4, indica que os usuários do Centro de Referência de Assistência Social do José Sampaio estão plenamente satisfeitos com o serviço prestado. Em média, 56,4% dos usuários consideram o atendimento ótimo e 36,7%, bom, fazendo com que o conceito positivo de atendimento (ótimo e bom, somados) atinja a marca de 93,1%. Já a avaliação regular por parte dos usuários ficou abaixo de 5%, o mesmo ocorrendo a avaliação ruim. Foram 2,6% de conceito regular e 4,3% de conceito ruim atribuído pelos participantes da pesquisa ao atendimento prestado pelo órgão. Isto perfaz um total de conceito negativo (regular e ruim, somados) de apenas 6,9%.
A pesquisa, supervisionada pela coordenadora do CRAS-4, Joana Dalva Sabino Vieira Semprini, avaliou cinco itens do atendimento (cordialidade, informações recebidas, tempo de espera, qualidade do atendimento das assistentes sociais e a satisfação com o esclarecimento sobre demandas). Ao todo participaram da pesquisa 61 usuários, atendidos nos dois primeiros meses do ano, que foram convidados a avaliar, de forma anônima, o atendimento oferecido pelo serviço. Eles preencheram voluntariamente os questionários antes de depositar em uma urna.
Para 60,7% dos usuários, a cordialidade no atendimento é ótima. Para 34,4% é boa. Já para apenas 1,6% o atendimento é regular e para 3,3% é ruim. As informações que são passadas aos usuários foram consideradas ótimas por 60,7% dos usuários, boas para 31,1%, regular para 1,6% e ruim para 6,6%. O tempo de espera pelo atendimento foi considerado ótimo para 49,2% dos entrevistados, bom para outros 47,5%, regular para 1,6% e ruim, também para 1,6%. O atendimento prestado pelas assistentes sociais foi considerado ótimo para 60,7% dos usuários, bom para 32,8%, regular para 1,6% e ruim para 4,9%. O esclarecimento sobre as demandas foi considerado ótimo para 50,8% dos usuários, bom para 37,7%, regular para 6,6% e ruim para 4,3%.
Resultado do diálogo - Joana Dalva Sabino Vieira Semprini diz que o resultado coroa a busca contínua pelo diálogo com a população que o CRAS-4 implantou como filosofia de atendimento. A dona de casa Maria Aparecida, moradora no José Sampaio, confirma a informação ao dizer que a assistente social Joana Dalva tem uma forma especial de lidar com a população. “Joana é um exemplo de profissional porque atende a população com amor e atenção”, afirmou.
A equipe do CRAS 4 entende que a contínua abertura e incentivo do serviço para sua auto-avaliação, com a participação da comunidade, é essencial para seu aprimoramento e aponta para as qualidades a serem preservadas no serviço e os pontos de investimento em melhorias. “O nosso objetivo com a pesquisa foi ouvir os nossos usuários para verificar os pontos positivos e negativos para melhorarmos no que for necessário”, afirmou Joana. “A ideia é estar próximo à população para que a qualidade do serviço prestado seja ainda melhor”, concluiu.