da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Uma cervejaria aderiu à campanha, assim como a associação de moradores e estudantes de Medicina
O vice-prefeito Marinho Sampaio acompanhou no último sábado, dia 19, duas ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chilungunya, realizadas pela iniciativa privada. A primeira é parte de uma campanha nacional que vem sendo desenvolvida desde o começo do mês de fevereiro com a participação de todos os vendedores das cervejarias Colorado/Ambev. Além dos flyers (folhetos explicativos), os vendedores também afixam nos estabelecimentos comerciais cartazes dessa campanha de conscientização promovida pelo Ministério da Saúde.
“Quero agradecer a iniciativa da empresa. Toda ajuda que vier é de grande valor num momento em que o país está vivendo uma epidemia das doenças transmitidas pelos Aedes aegypti. A participação dos parceiros como voluntários enriquece todo o trabalho”, afirmou Marinho Sampaio.
Mais de um milhão de bares e restaurantes no país inteiro serão visitados pelos vendedores de cerveja, já que as marcas estão presentes em todos os municípios brasileiros. Além disso, as cervejarias contam com o engajamento de uma extensa rede de parceiros totalizando 60 cooperativas de materiais recicláveis e 22 ONGs na promoção de ações de conscientização e mutirões de limpeza nas comunidades onde atuam.
Associação de Moradores e estudantes – Outra campanha da iniciativa privada aconteceu no Jardim Roberto Benedetti, por iniciativa da Associação dos Moradores e alunos de Medicina e Jornalismo da Unaerp, com o apoio da Secretaria da Saúde, Unaerp, Jornal da Região Sudeste e Rápido D´oeste. “A Associação de Moradores do Jardim Roberto Benedetti é uma importante parceria da Administração Municipal e anualmente está atenta à eliminação de focos deste mosquito que transmite três doenças. A participação de estudantes da Unaerp reforça o caráter educativo desta ação”, frisou o vice-prefeito.
A ação denominada de “Casa a Casa contra o Aedes aegypti” reuniu um total de 60 voluntários, que percorreram as 492 residências do bairro, entregaram um folheto e conversaram com os moradores, sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e ficar sempre alerta aos sintomas das doenças por ele transmitidas, dengue, zika-vírus e chikungunya.
Bloqueio de Controle de Criadouros – Já os agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde também realizaram no sábado, dia 19, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Nos bairros Marincek, Jardim Jandaia, Geraldo Correa de Carvalho e Jardim Passalacqua, 55 profissionais irão realizar bloqueio de controle de criadouros. Já no bairro Simioni, 45 agentes estarão realizando nebulização.
Mutirão para retirada de criadouros – Os agentes também deram apoio à ação realizada pela Coordenadoria de Limpeza Urbana, no Jardim Palmeiras I e II, Jardim Juliana e Parque dos Servidores. Na ocasião foram recolhidos criadouros retirados das residências pelos próprios moradores.