Ribeirão Preto é destaque na vigilância das ações de controle de Tuberculose

24/3/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Neste dia 23 de março, data definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como Dia Mundial de Combate à Tuberculose, as ações desenvolvidas pelo município de Ribeirão Preto no combate à doença foram destaques para a Secretaria Estadual de Saúde e receberá. Por isso o município receberá, nesta quinta-feira, dia 24. um prêmio do Programa Estadual de Tuberculose. O secretário da Saúde, Stenio Miranda, estará em São Paulo para receber o prêmio.

 Segundo ele, a tuberculose ainda é um problema de saúde pública no Brasil e em Ribeirão Preto. “Nosso município tem um serviço de tratamento que é referência para outras cidades, pois apresenta resultados de cura acima da média. O prêmio é um reconhecimento por este padrão de excelência”, afirmou.

A tuberculose é uma doença infecciosa muito antiga e que atinge principalmente os pulmões. Atualmente é uma doença curável, desde que o doente faça o tratamento correto. No entanto, apesar de existirem meios de prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes, ainda morrem perto de 3 milhões de pessoas por ano no mundo.

O sinal mais freqüente é a tosse, mas o doente pode apresentar febre, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, suores noturnos, dores no peito e nas costas. Outro fator importante é que a tuberculose é uma doença oportunista, e se manifesta principalmente quando o organismo da pessoa está mais debilitado.

Para marcar a data, o Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais promoveu neste mês de março, três seminários com participação de 150 profissionais da saúde, da assistência social e representantes de ONG, com vistas sensibilização para o combate da doença.

Também está acontecendo em todas as unidades de saúde e do sistema prisional, um estímulo à busca ativa dos pacientes sintomáticos, de forma a diagnosticarmos precocemente e evitarmos a proliferação do bacilo.

Compartilhe no Whatsapp