da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Objetivo é avaliar a carteira de vacina de crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos para identificar, por amostragem, cobertura; metodologia é da Organização Panamaricana de Saúde
Cerca de 150 profissionais de saúde visitarão residências das áreas de abrangência das 33 salas de vacinas das unidades de saúde de Ribeirão Preto para realizar o “Monitoramento de Cobertura Vacinal”. Este trabalho, que será realizado em todo o país a partir do próximo dia 3, está sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde de acordo com metodologia da Organização Panamericana de Saúde.
Segundo Maria Luiza da Silveira Santa Maria, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria da Saúde, este monitoramento tem a finalidade de avaliar a cobertura vacinal de crianças de 6 meses a menores de cinco anos, identificar bolsões onde a cobertura estiver baixa e atualizar a carteira daqueles que estiverem com vacinas em atraso.
“Esta semana, vamos sortear as quadras de acordo com a área de abrangência de cada sala de vacina. Nossos profissionais visitarão as residências e aquelas que tiverem crianças na faixa etária mencionada terão as carteiras de vacina recolhidas para avaliação”, explica ela.
Os profissionais de saúde irão assinar um termo de compromisso que estão levando as carteiras para avaliação e tão logo o trabalho seja concluído, as carteiras serão devolvidas. “Nos dias 1 e 2 de outubro vamos realizar o treinamento da equipe que vai trabalhar neste monitoramento e, no dia 3, iniciamos o trabalho de campo que deve acontece até o final do mês”, acrescentou a enfermeira.
A expectativa, segundo ela, é avaliar 28 carteiras de vacina por área de abrangência o que dá um total de 924 carteiras. “Este número representa 2% do nosso público alvo, ou seja, será feita por amostragem”, finalizou.