Vacinação H1N1 Esclarecimento

13/4/2016 - Ribeirão Preto - SP

A respeito da ocorrência de casos de Influenza em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que:

A campanha de vacinação dos grupos prioritários de 2016 está programada pelo Ministério da Saúde para ter início em 30 de abril.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto avalia, conjuntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, a viabilidade de antecipar o início da campanha, o que dependerá de disponibilidade de vacinas em quantidade suficiente para imunizar todos os que pertencem a grupos vulneráveis.

A Secretaria Municipal da Saúde dispõe, em suas salas de imunização, de 20 mil doses da vacina de 2015. Todas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários abaixo mencionados e que não receberam a dose em 2015 podem ser vacinadas em nossas Unidades Básicas de Saúde.

Os segmentos vulneráveis são os seguintes: gestantes e puérperas (até quarenta dias após o parto); crianças com menos de cinco anos de idade; pessoas com mais de 60 anos de idade; profissionais de saúde; obesos (índice de massa corpórea acima de 40Kg/cm2); portadores de doenças crônicas debilitantes, especialmente as doenças respiratórias crônicas (asma, bronquite, enfisema), pessoa com doenças do sistema imunológico ou que utilizem medicamentos que interferem com esse sistema (portadores do vírus HIV, usuários de imunossupressores), ou outras doenças que alterem significativamente o estado geral de seus portadores.

Pessoas desse grupo especificamente devem consultar os médicos responsáveis por seu acompanhamento e portar prescrição para que a vacina seja aplicada sem riscos para elas.

Pessoas em confinamento. Existem várias medidas eficientes para a prevenção da infecção pelos vírus da Influenza: higiene permanente das mãos; proteção da boca ao tossir, preferencialmente com lenço descartável; evitar aglomerações ou locais com grande número de pessoas; manter os ambientes ventilados; vacina anti Influenza; medicamento antiviral específico.

 A vacina anti Influenza tem poder limitado para impedir o desenvolvimento da doença.

O principal objetivo de sua utilização é prevenir o desenvolvimento de formas graves da doença, que podem ocorrer em segmentos populacionais de maior vulnerabilidade.

Compartilhe no Whatsapp