da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
As prefeituras de Araras e Presidente Prudente já mostraram interesse no funcionamento do Projeto de Ecoponto Popular, denominado como Caçamba Social, que foi lançado em Ribeirão Preto no dia 5 de abril. A iniciativa, de responsabilidade da Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), foi implantada na Avenida Patriarca com a Pedreira de Freitas, no Jardim Branca Salles e tem como objetivo minimizar o descarte irregular de lixo e recuperar áreas carentes dentro do perímetro urbano. A troca das caçambas acontece semanalmente.
Caso estejam lotadas de resíduos, a substituição é feita três vezes por semana. O coordenador de Limpeza Urbana, Marcelo Reis, explica que o projeto tem caráter social e atende pessoas de baixa renda que não possuem condições de contratar os serviços particulares.
O projeto, que é uma indicação legislativa da Câmara Municipal, tem caçambas metálicas de cinco metros cúbicos identificadas por cores, incentivando assim o descarte seletivo dos resíduos. A novidade foi colocada em prática com recursos da Coordenadoria de Limpeza Urbana, mas agora a Prefeitura espera a adesão de empresas particulares para colaborar com a ampliação da novidade. A CLU também já está desenvolvendo a implantação dos Ecopontos Populares denominados como “Ecopraças”. O trabalho quer recuperar áreas de lazer que constantemente são alvos de descarte irregular de lixo e entulho. Esse ato criminoso ainda é registrado em diversos bairros, não necessariamente nas regiões da periferia da cidade.