Pint of Science leva a ciência para cervejarias de Ribeirão Preto

16/5/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Evento acontece simultaneamente em onze países e sete cidades brasileiras

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia é um dos apoiadores do Pint of Science – Festival Internacional de Divulgação Científica, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio, em Ribeirão Preto. O evento acontece simultaneamente em 11 países e deve reunir cientistas e pesquisadores em restaurantes, cafés e bares com objetivo de compartilhar conhecimento com a população.

Em Ribeirão Preto, as atividades acontecerão simultaneamente em três cervejarias: a Invicta, o Cervejarium e a Lund. “Essa é uma iniciativa que vai ao encontro do trabalho desenvolvido no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, já que tem como objetivo a difusão do conhecimento e popularização da ciência. As cervejarias receberão palestrantes que, de maneira descontraída e acompanhados de comes e bebes, vão falar sobre temas de fronteira da ciência, com linguagem acessível ao público em geral”, explica Dalton Marques, gerente da Fipase, gestora do Parque.

No Brasil, além de Ribeirão Preto, o festival será realizado em Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Dourados (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).  O Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa.

Aqui, o Pint of Science está sendo coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID), Centro de Terapia Celular (CTC) da Universidade de São Paulo (USP). “A iniciativa é organizada por voluntários que visam compartilhar com a população os desafios enfrentados diariamente pelos cientistas, seus encantos e desencantos”, afirma João Henrique, analista de Comunicação do IEA. Entre os temas que comporão as palestras realizadas nas cervejarias, estão: exercícios físicos e saúde, neurociência e artes, simulação de cérebros no computador, potencial terapêutico de determinadas drogas, e a relação entre genética e câncer.

A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. A programação completa e mais informações sobre o Pint of Science no Brasil podem ser acessadas no site www.pintofscience.com.br, por e-mail jhenrique@usp.br ou por telefone (16) 3315-0368, (16) 9971-66078. O evento conta ainda com apoio da  FAPESP, Neuromat e Rádio USP Ribeirão Preto e  patrocínio nacional da Elsevier.

Sobre o Pint of Science – A primeira edição do Pint of Science aconteceu na Inglaterra em maio de 2013. A ideia surgiu um ano antes, quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

No Brasil, a primeira edição do evento foi realizada em 2015, em São Carlos. Além do Brasil, os outros 11 países que vão participar da iniciativa são: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Itália.

A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, foi criada em 2001, por meio de lei municipal. A Fundação atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região.

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e 2 no SEVNA Seed (uma das empresas da aceleradora também integra a Incubadora de Empresas).

Compartilhe no Whatsapp