da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Com mais de 250 atividades culturais, a 16ª edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto promove nesta quarta-feira (15), quarto dia de evento, uma programação com destaque para diversas obras literárias e seus escritores. Entre as principais atrações do dia, estão a Sessão Jabuti com a poeta e haikista, Alice Ruiz; a Oficina de Romance com a escritora premiada Guiomar de Grammont, Salão de Ideias com o escritor André Sant’Anna, Conferência Sesc com o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, além do sarau com Eliane Ratier sobre os autores homenageados da feira e várias outras atividades.
O dia começa, a partir das 8h30, com um bate-papo com estudantes de Ribeirão Preto e região e a escritora premiada Laura Conrado, vencedora do prêmio Jovem Brasileiro, categoria Melhor Escritor 2012, no Theatro Pedro II. Laura é mineira e autora de diversos livros infantojuvenis, entre eles “Freud, Me Tira Dessa” e “Só Gosto de Cara Errado”. A maneira divertida com a qual consegue abordar temas profundos tem atraído leitores de todo o país. A escritora também vai participar da programação da feira desta quinta (16) no mesmo horário e também na escola Diva Tarlá, às 14h
No Auditório Meira Júnior, a Sessão Jabuti, realizada diariamente às 14h, recebe a poeta e haikaista Alice Ruiz para um encontro especial. Com 21 livros publicados, entre poesias, traduções e histórias infantis, a escritora conquistou, ao longo de sua carreira, os Prêmios Jabuti de 1989, pelo livro “Vice Versos”, e de 2009, pelo livro “Dois em Um”. Alice Ruiz é também compositora.
Outra autora premiada que participa deste dia é Guiomar de Grammont. Escritora e professora universitária, Guiomar já participou de diversos eventos literários pelo mundo, como as feiras de Bogotá, Frankfurt e Salão do Livro de Paris e recebeu em 1993 o Prêmio Casa de las Américas, em Cuba. A escritora realiza no Auditório Pedro Paulo, às 15h, uma Oficina sobre Romance e também participa como mediadora do Salão de Ideias com Audálio Dantas.
O autor iniciou sua carreira de jornalismo como repórter da Folha de São Paulo (1954), passando depois pelas revisas O Cruzeiro, Quatro Rodas, Realidade, Manchete e Nova. Entre os trabalhos mais importantes que realizou como jornalista e escritor, está o livro “Quarto de despejo”, no qual editou o diário de Carolina Maria de Jesus, catadora de papel que morava na favela do Canindé, em São Paulo. O livro, lançado em 1960, é até hoje um dos mais vendidos no Brasil e foi traduzido para 13 idiomas.
No Salão de Ideias com o escritor, músico, roteirista de cinema, televisão, teatro e publicidade, André Sant’Anna, o bate-papo vai discorrer sobre uma de suas mais recentes obras: O Brasil é Bom. Lançado em 2014, o livro de contos expõe o ponto de vista do autor sobre seres movidos a preconceitos. A atividade acontecerá no Auditório Meira Júnior, às 10h30.
Outra atividade especial é Conferência Sesc, com Danilo Santos de Miranda, às 18h30, no Theatro Pedro II. Na conferência, intitulada “Coisa que não se explica: o ser leitor”, o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, fala das relações que estabelecem entre o leitor e o texto. Em sua exposição o diretor caminha por entre aspectos como interpretação dos signos da escrita, descoberta de novos caminhos e construção de sentidos.
Também fruto da parceria da Fundação do Livro e Leitor com o Sesc Ribeirão, o Sarau “Lygia, Rita, Maria Clara e Cortella”, com Eliane Ratier, é dedicado aos autores homenageados da 16ª edição da Feira do Livro: Lygia Fagundes Telles (escritora), Mário Sérgio Cortella (autor educação), Rita Mourão (autora local) e Maria Clara Machado (autora infantojuvenil). A atividade acontece na Área de Convivência do Sesc, às 14h, e apresenta um pouco da biografia e das obras de cada autor.
Outras atividades do dia
Projeto O Rima da Fera | 9h | Auditório Palace – Neste encontro, a professora de língua portuguesa e redação, Cláudia Maria Cantarella, apresenta um pouco do projeto “O Rima da Fera” que desenvolve com alunos de escolas das redes pública e particular.
Debate O Mundo da Comunicação | 10h | Auditório Pedro Paulo – A atividade reúne a pedagoga e linguista, Elaine Assolini, o médico, escritor e poeta, Carlos Roberto Ferriani, a professora Heloìsa Alves e o médico e poeta Camilo Xavier. Os autores se encontram para um debate sobre “O Mundo da Comunicação”.
Apresentação da Coleção das Crianças Daqui | 10h | Biblioteca Padre Euclides – A arquiteta, designer gráfica e ilustradora Roberta Asse, apresenta sua Coleção das Crianças Daqui, série de oito livros com histórias inspiradas em viagens para conhecer a infância do Brasil. Ela é também autora do livro “De João para seis irmãos”, do aplicativo A Trilha, indicado ao Prêmio Jabuti em 2015 – na categoria Livros Digitais para Crianças. Às 15h, a autora fará a Oficina “Brincadeira de Tudo para educadores”. Oficina voltada especialmente para educadores. São 25 vagas. Inscrições pelo telefone (16) 3911 1050.
Salão de Ideias com José Henrique Barbieri e Evaldo Baviera | 10h30 | Auditório Palace – Escritor, professor, historiador e pedagogo José Henrique Barbieri se encontra com o mestre em linguística, Evaldo Baviera para um Salão de Ideias com o tema “A leitura como instrumento de transformação da sociedade”.
Salão de Ideias com Wilma Malta e Adriana Katia Salvatore | 14h | Auditório Palace – Com o tema “Biblioterapia, escrever é uma arte, amar... faz parte”, o Salão de Ideias conta com a participação da escritora Wilma Malta e da professora de língua portuguesa Adriana Katia Salvatore.
Contando Histórias de Maria Clara Machado | 15h30 | Auditório Palace – A atividade que apresenta algumas das obras de Maria Clara Machado tem a participação e Rose Lee, pedagoga e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras – ARL.
Encontro sobre textos em formato digital | 19h | Auditório Pedro Paulo – Formado em administração e pós-graduação em marketing pela FGV, Rodrigo Feres explica neste encontro sobre como publicar seus textos em formato digital com sustentabilidade.
Salão de Ideias com Zenita Cunha Guenther | 19h | Anfiteatro Nobre Estácio Uniseb – Com o tema “O duplo desafio na educação de alunos 2E”, o Salão de Ideias conta com a participação de Zineta Cunha Guenther, pediatra responsável pelo Programa de Síndrome de Down do Hospital Israelita Albert Einstein.
Debate “Sonhos Compartilhados: o autor e o leitor” | 19h | Biblioteca Padre Euclides – Com base na análise do texto “O afogado mais bonito”, do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o debate reúne importantes figuras como o médico e psicanalista José Cesário Francisco Junior; a médica e psiquiatra Denise Lopes Rosado; a psicóloga Silvana Maria Bonini Vassimon e a psicóloga e psicanalista Ana Claudia Gonçalves Ribeiro de Almeida.
Acontece no Sesc | 19h | Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Ribeirão – Leonardo Mathias realiza a oficina Produção editorial para livros, onde mostrará como funciona o processo de produção editorial e como são feitas as diagramações e formatações de um projeto literário. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (16) 3977-4777.
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa.
Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação, e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, ONGs, universidades, museus, shoppings e centros culturais na periferia. Ao todo, neste ano, serão cerca de 250 atividades.