Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal ganha sede própria

22/6/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Prefeita Dárcy Vera prestigiou solenidade de inauguração da base

A manhã desta quarta-feira, dia 22, foi de concretização de um sonho para o efetivo dos agentes ambientais, que formam o grupamento da Patrulha Ambiental, ligada à Guarda Civil Municipal. O órgão inaugurou a sua primeira sede. A Base da Patrulha Ambiental está localizada na Rua Nélio Guimarães, 1.238, no Alto da Boa Vista.

A unidade recebeu o nome do GCM Luís Antônio Pereira, o Luisinho, um brilhante guarda municipal que faleceu em 2012, vítima de latrocínio. O pai, a madrasta e a esposa de Luís Antônio estavam presentes e foram homenageados pela prefeita.

 A Patrulha Ambiental realiza autuação nos casos de poda drástica e extração irregular de árvores, despejo irregular de resíduos sólidos, intervenção em áreas de preservação ambiental, maus tratos de animais, entre outras ações. O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Limpeza Urbana e Fiscalização Geral.

“Em 2009, quando iniciei meu primeiro mandato recebi várias reivindicações com relação à Guarda Civil Municipal. Hoje, vejo que caminhamos muito neste governo. São várias conquistas e a inauguração desta Base é uma delas. Tenho orgulho destes profissionais, que são totalmente entregues ao trabalho”, declarou a prefeita Dárcy Vera.

“O sonho da Patrulha Ambiental começou em 2002, mas somente em 2010 é que a atuação dos agentes começou a ser mais efetiva, com a concessão do poder de autuação das infrações ambientais. A Patrulha Ambiental começou com dois agentes e hoje são dez profissionais que atuam em todas as regiões da cidade”, disse André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.

“Eu só tenho a agradecer pelo dia de hoje. A Patrulha Ambiental é mais que um sonho, é a nossa realidade. O começo foi muito difícil e quando pensava em desistir, estamos aqui inaugurando a nossa primeira base”, finalizou Janaína Valetim, coordenadora da Patrulha Ambiental.

Todo cidadão pode ajudar a combater os crimes ambientais. Quando presenciar descarte irregular de entulho ou uma poda drástica, por exemplo, basta telefonar para o 199. Entre outros trabalhos da Patrulha Ambiental, também estão a proteção dos mananciais urbanos, parques, bosques e praças.

Estavam presentes na solenidade os secretários municipais da Casa Civil, Meio Ambiente, Infraestrutura, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Fiscalização Geral, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, presidente do Conselho Municipal da Segurança Pública, represente da ACI, representante do Sincovarp, os vereadores Genivaldo Gomes, André Luis da Silva e Maurício Gasparini e um representante do vereador Zanferdini.

Compartilhe no Whatsapp