Lançada “Coleção Resistência” para formação continuada de professores municipais

18/11/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assesoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As secretarias da Educação e da Cultura de Ribeirão Preto deram um grande passo em direção ao resgate e preservação da identidade cultural da comunidade afro-brasileira local ao lançar, na última quarta-feira, 16 de novembro, os dois primeiros documentários da Coleção Resistência, “Candomblé – Religião de Resistência” e “São Benedito na Colônia Preta – Uma festa de resistência”.

Os documentários serão utilizados nos cursos de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino e têm como base registros feitos no decorrer das atividades desenvolvidas pelo setor de Diversidade Étnico-racial e Cultural da Secretaria da Educação, em parceria com a equipe da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural de Pesquisa Isègun.

O lançamento dos materiais ocorreu durante a abertura oficial da a IV Mostra Interativa Berimbau Ecoa, que oferece até sábado, 19 de novembro, na Casa da Cultura, uma programação diversificada e de grande interesse para a rede municipal de ensino, com oficinas, apresentações culturais e palestras.

A edição da Coleção Resistência está sendo feita pelo IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, que já trabalha no próximo documentário, “Capoeira – Luta de Resistência”.

Programação – IV Mostra Interativa Berimbau Ecoa

Além do lançamento dos documentários e das atividades propostas na Casa da Cultura, a IV Mostra Interativa Berimbau Ecoa apresenta na noite desta sexta-feira, a partir das 19h, no Teatro Municipal, a peça de teatro “Resistência”, de autoria da professora Rosa Margarida de Carvalho Rocha, de Belo Horizonte.

A peça será encenada pelos professores da rede municipal de ensino que participaram do Curso Berimbau Ecoa. Na mesma oportunidade, também haverá apresentação dos alunos do Programa Mais Cultura nas Escolas.

Compartilhe no Whatsapp