da assesoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
As secretarias da Educação e da Cultura de Ribeirão Preto deram um grande passo em direção ao resgate e preservação da identidade cultural da comunidade afro-brasileira local ao lançar, na última quarta-feira, 16 de novembro, os dois primeiros documentários da Coleção Resistência, “Candomblé – Religião de Resistência” e “São Benedito na Colônia Preta – Uma festa de resistência”.
Os documentários serão utilizados nos cursos de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino e têm como base registros feitos no decorrer das atividades desenvolvidas pelo setor de Diversidade Étnico-racial e Cultural da Secretaria da Educação, em parceria com a equipe da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural de Pesquisa Isègun.
O lançamento dos materiais ocorreu durante a abertura oficial da a IV Mostra Interativa Berimbau Ecoa, que oferece até sábado, 19 de novembro, na Casa da Cultura, uma programação diversificada e de grande interesse para a rede municipal de ensino, com oficinas, apresentações culturais e palestras.
A edição da Coleção Resistência está sendo feita pelo IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, que já trabalha no próximo documentário, “Capoeira – Luta de Resistência”.
Programação – IV Mostra Interativa Berimbau Ecoa
Além do lançamento dos documentários e das atividades propostas na Casa da Cultura, a IV Mostra Interativa Berimbau Ecoa apresenta na noite desta sexta-feira, a partir das 19h, no Teatro Municipal, a peça de teatro “Resistência”, de autoria da professora Rosa Margarida de Carvalho Rocha, de Belo Horizonte.
A peça será encenada pelos professores da rede municipal de ensino que participaram do Curso Berimbau Ecoa. Na mesma oportunidade, também haverá apresentação dos alunos do Programa Mais Cultura nas Escolas.