da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) recebe, a partir do dia 25 de novembro, a exposição Tuca Reinés: O Olhar Vertical – fotografias da Coleção Santander Brasil, com 54 imagens aéreas ampliadas de cidades brasileiras.
As fotos exibidas foram selecionadas pelo curador Agnaldo Farias a partir de uma série de 528 fotografias digitais que integram a Coleção Santander Brasil. Em 2013, o Santander convidou Reinés para realizar uma série fotográfica de diversas cidades do País, onde foram instaladas, na época, as primeiras agências do segmento Select.
Em pouco tempo de trabalho, o projeto superou as expectativas e se transformou num acervo sem precedentes sobre as cidades brasileiras no século XXI. Muito mais que um registro, as imagens evidenciaram uma análise visual sobre a ocupação do espaço urbano por todo o País, sob o olhar de um artista.
A iniciativa gerou um conjunto de vistas aéreas com as particularidades de cada cidade, fruto da natureza, da arquitetura e da cultura. Tuca Reinés destaca que “a riqueza de detalhes que envolve o projeto traduz a extensão e o significado dessa experiência inédita a que o Santander me desafiou”.
“Tuca Reinés voou de helicóptero, o que lhe permitiu decidir as rotas a serem cumpridas, guiando-o em busca das características mais incomuns dos aglomerados urbanos visitados, percebendo-lhes as belezas, os contrastes, as delícias e as misérias sob ângulos imprevistos, produto de seu olhar, a um só tempo sensível e crítico”, destaca Agnaldo Farias, curador da mostra e organizador da publicação.
Para Marcos Madureira, vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil, “gerar identificação dos clientes com suas cidades é uma das marcas do projeto, que também oferece um novo olhar sobre a expansão urbana por meio da fotografia contemporânea brasileira. Mas o que torna essas imagens ainda mais especiais é o olhar artístico de Reinés, que evidencia o que há de único em cada paisagem urbana”.
Para Dulce Neves, secretária da Cultura, “Ribeirão tem a honra de receber esta grande exposição, que contribuirá para a apreciação da arte e formação cultural de pessoas nas áreas mais diversas, sobretudo na arquitetura. Para isso preparamos o Marp, Museu de Arte renomado na cidade, a fim de abranger o público no período expositivo”.
A exposição é gratuita e pode ser visitada até o dia 23 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e feriados, das 12h às 18h. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no centro. Mais informações pelo telefone (16) 3635-2421.
Serviço
Tuca Reinés: O Olhar Vertical – fotografias da Coleção Santander Brasil
Abertura para convidados: 24/11, às 20h30
Período da mostra: 25 de novembro a 23 de dezembro
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados e feriados, das 12h às 18h.
Local: Marp
Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro
Informações: (16) 3635-2421
Entrada gratuita