Arquivo Público e Histórico é reaberto em Ribeirão Preto

28/12/2016 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Foi reaberto, na manhã desta terça-feira, dia 27, o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto “Divo Marino”, em novo prédio, na rua General Osório, 768, no centro. O local, reformado e adequado à lei de acessibilidade, atende as exigências do Ministério Público para resguardo do acervo.

De acordo com a prefeita interina, Gláucia Berenice, foi realizado um trabalho de excelência na cultura em 2016. “A cultura avançou este ano e tem entregado espaços importantes para a cidade de Ribeirão Preto. Parabenizo a secretária Dulce por fazer o melhor e pela nobreza de caráter, pois oferecer o melhor é acreditar que a população merece o melhor”.

A prefeita ressaltou também, a importância do resgate à história. “Extremamente importante resguardar a história para não cometer os mesmos erros do passado”, afirma.

“Este foi um trabalho feito em conjunto e um grande avanço. Reabrimos o Arquivo hoje de forma adequada, com grande espaço para o acervo existente e para o crescimento dele, além de oferecer acessibilidade. Com esta reabertura, entrega da sede do MIS, aprovação dos Sistemas de Cultura e de Patrimônio, e unificação dos Centros Culturais, cumprimos nosso papel enquanto gestores culturais”, explica Dulce Neves, secretária da Cultura.

O prédio possui 1.000m², com 2 duas áreas: Frente com piso térreo e piso superior e parte fundos com piso térreo, e dois pisos superiores, 24 salas, além de banheiros com acessibilidade e elevador. O acevo conta com cerca de 10 milhões de documentos.

A mudança foi realizada por etapas, em planejamento logístico e teve preparação de acondicionamento, embalagens, encaixotamento de acervos. Foram transportadas mais de 14 mil caixas, cerca de 300 livros, acervo de jornais contendo aproximadamente 400 mil páginas, 300 prateleiras, móveis e mapotecas.

“Agradeço e parabenizo todos os funcionários que colaboraram com esta mudança. Foi um trabalho grande de organização, mas com comprometimento da equipe, pudemos reabrir para a população”, ressalta Arthur Barros, chefe do Arquivo Público.

Na solenidade estiveram presentes a prefeita interina, Gláucia Berenice, o vereador Elizeu Rocha, a secretária da Cultura, Dulce Neves; o chefe do Arquivo, Arthur Barros; o chefe do MIS-RP, Ewaldo Marçal; a diretora de Atividades Culturais, Simara Cauchick; o diretor Administrativo, Laerte Casadio, e funcionários da Secretaria Municipal da Cultura.

Compartilhe no Whatsapp