da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Ambulatório de Nutrologia da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto está comemorando seus quatro anos de implantação na rede municipal e, para marcar a data, está realizando diversos eventos no decorrer desta semana. “Estamos agendando atividades educativas e preventivas com entrega de folders, peças de teatro, banners, entre outros”, afirma a nutróloga Valéria Moro, responsável pelo Ambulatório.
As atividades realizadas também marcam o Dia Mundial da Alimentação (16) e o Dia Nacional de Combate a Obesidade (11) e estão sendo desenvolvidas no Ambulatório, localizado na rua Minas (Campos Elíseos)
A educadora física Renata Felício está coordenando várias atividades com os pacientes atendidos na unidade. Na quarta-feira, dia 17, uma equipe do ambulatório esteve na Escola Faustino Jarruche, onde as médicas nutrólogas conversaram com os funcionários, professores, coordenação, direção e crianças do período da manhã, sobre alimentação saudável. “A equipe de teatro (composta por funcionárias voluntárias do NGA) apresentou uma peça de teatro sob a organização da auxiliar de enfermagem Sônia Lenita“, acrescentou Valéria.
Nesta sexta-feira, dia 19, as atividades serão realizadas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ribeirão Verde. Haverá palestra sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças relacionadas aos nutrientes, como a obesidade, a Síndrome Metabólica, colesterol, triglicérides, ácido úrico, as anemias, o diabetes, a hipertensão arterial, osteoporose, câncer, entre outras doenças.
O Ambulatório de Nutrologia funciona junto ao NGA (Núcleo de Gestão Assistêncial), localizado na rua Minas e está vinculado ao Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, sob a coordenação da médica Maria Cristina Bárbaro.
A Nutrologia é a especialidade médica que estuda e atua em todas as fases da vida (desde a gestação ate a terceira idade) avaliando os nutrientes que interagem no organismo e são importantes para a saúde. O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar composta por pediatra, nutrológas, assistente social, enfermeira, auxiliar de enfermagem, psicóloga, educadora física e coordenadora.
Os pacientes são referenciados pelas unidades de saúde por intermédio de um protocolo de encaminhamento.