da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Informações devem nortear as políticas públicas na área ambiental
De acordo com o monitoramento feito por sensoriamento remoto, ou seja, por satélite, Ribeirão Preto possui 41m²/ habitante por copa arbórea. Esta e outras informações a serem obtidas pela prefeitura darão respaldo para a elaboração de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, especialmente no que diz respeito à arborização da cidade.
Outro dado revelado pelo professor da USP e especialista em áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Planejamento Urbano, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, é que 50% da cidade é arborizada, o dobro comparado a cidades como Piracicaba e Jundiaí.
Mesmo com resultados positivos, a Prefeitura está utilizando o estudo para criar políticas públicas voltadas para aumentar as áreas verdes do município. “Já apresentamos o levantamento realizado pela fundação ESALQ, de Piracicaba, em audiência pública e ao Comdema”, completou Silvestre.
Em breve o estudo será disponibilizado no Portal Oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto. Os mapas e informações estão disponíveis na Secretaria Meio Ambiente e no Comdema.
“Estamos contratando empresa especializada para georeferenciamento das áreas de preservação permanente, no entorno dos córregos e nascentes, reservatórios e lagoas do município, para caracterização da vegetação dessas áreas e catalogação de cada nascente do município. Esse estudo irá contemplar toda área urbana, expansão urbana e rural”, explicou.
De acordo com a secretária, o objetivo é obter um estudo detalhado das áreas de preservação permanente, para que então se amplie o plantio nestas áreas e informações para exigir dos proprietários particulares, urbano e rural, a conservação e manutenção de tais áreas.