da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, assinou nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, o termo de adesão ao Programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Pelo termo de adesão, a Administração Municipal compromete-se a apresentar um Plano de Gestão ambiental, contendo ações, projetos, programas, medidas, dados e metas para a implantação e o desenvolvimento das dez diretivas previstas no programa, por meio de sugestões originadas no Sistema Ambiental Paulista e ratificadas pelos municípios de maneira descentralizada.
“Este é mais um passo formal e concreto na direção de que Ribeirão Preto seja um município que persiga todos os conceitos, ações e diretrizes da sustentabilidade e, assim, garantir a prosperidade socioeconômica, atuando no bom manejo dos recursos naturais”, disse o prefeito, ao assinar o termo.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Otávio Okano, disse que trabalhará para aumentar a pontuação do município no programa. Ribeirão ocupa o 38º lugar no ranking, com 88,14 pontos. “Esse é um programa importante, porque permite aos municípios melhores colocados no ranking a captação de recursos para investimentos na área ambiental”, afirmou o secretário.
Dez anos – Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul está completando dez anos e tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. São avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. As prefeituras com notas acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o selo “Município VerdeAzul”.