da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Selo verificador disponibilizado pela Transerp é a garantia da regulamentação
Desde janeiro, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) iniciou o procedimento de vistoria dos veículos de fretamento (vans e ônibus). Os transportes considerados regulares ganham o selo de verificação de 2017, válido por um ano. Até o início desta semana, cerca de 100 veículos e motoristas receberam a renovação da vistoria.
Durante a inspeção, os veículos recebem vistoria no sistema elétrico (farol, seta dianteira/traseira, luz de ré, luz de freio e pisca alerta); equipamentos de segurança (cintos, extintor, macaco, triângulo e chave de roda); rodagem (pneus e estepe) e o equipamento de aferição (placa e tacógrafo).
Além da avaliação do veículo, os motoristas cadastrados na Transerp também devem apresentar documentação exigida por lei (antecedentes criminais; comprovação de que fez curso para exercer atividade remunerada e transporte coletivo de passageiros; CNH categoria D e demais documentos pessoais).
O diretor de Transporte da Transerp, Anísio Elias da Silva, destaca que o objetivo desta vistoria é garantir mais segurança para os usuários dos veículos. “É importante realizar esta renovação porque evita eventuais transtornos ao longo do ano. Um item irregular pode provocar prejuízos tanto para os passageiros, quanto para os motoristas”, afirma.
As vans que estiverem atuando sem a devida autorização deverá pagar uma multa no valor de R$ 2.719,04 mais o custo do guincho e a estadia no pátio de veículos.
A vistoria é feita gratuitamente. Os interessados devem agendar a avaliação e comparecer com o veículo na Transerp, localizada à rua General Câmara, nº 2910, no bairro Jardim Presidente Dutra.
A Transerp orienta os interessados a agendarem o quanto antes para evitar filas. Para agendar um horário para a vistoria, o condutor deverá ligar no (16) 3934-9500.