da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Com o Cotim, prefeitura mostra que é possível enxugar os gastos em todos os órgãos da administração municipal
Com o objetivo de controlar as receitas de forma rígida, foi criado logo nos primeiros dias desta administração o Comitê de Otimização do Gasto Público (Cotim), responsável pela análise da execução orçamentária de todos os organismos da administração direta e indireta.
O Comitê tem como meta orientar procedimentos, visando a melhorar a qualidade dos gastos e dos investimentos, supervisionar toda gestão orçamentária proposta e implementar as economias previstas.
Resultado
O trabalho do Cotim já mostra resultado, com a redução de 50% no gasto com servidores de cargos em comissão, sem vínculo, nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016, com a redução de R$ 1,1 milhão.
A economia com outros gastos chegou a R$ 45 milhões nos três primeiros meses, o que pode resultar em uma economia aproximada de R$ 180 milhões no ano. A meta é conseguir economizar R$ 300 milhões, já que o déficit previsto para 2017 é de R$ 350 milhões.
As maiores economias estão na Cohab-RP, que projeta redução de R$ 11,8 milhões nos gastos deste ano. A Secretaria da Educação prevê economia de R$ 10 milhões.
Além disso, a prefeitura renegociou a dívida com credores, na ordem de R$ 19 milhões. E o mais importante, está quitando em dia seus compromissos com os fornecedores e recuperando sua credibilidade.
Todas as pastas trabalham pela redução de gastos. Esta é a única forma de reorganizar as finanças e retomar a capacidade de investimentos da Administração Municipal.
Dívida Paga
A Prefeitura pagou uma dívida de R$ 37 milhões ao Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) que se arrastava desde 2016. Com isso, o Instituto conseguiu renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária, que permite à administração municipal manter o recebimento de verbas federais e estaduais, provenientes de convênios.